BnR Alumni – João Almeida Rosa

 

João Almeida Rosa jornalista

Consulta todos os artigos de João Almeida Rosa

O João Almeida Rosa foi redator e editor na secção do Sporting CP. Já foi jornalista do jornal do Sporting CP e atualmente é treinador de futebol e comentador na Eleven Sports.

Bola na Rede: Por que é que quiseste entrar no Bola na Rede?

João Almeida Rosa: No início, entrei para o Bola na Rede por uma porta pela qual julguei não ter qualquer interesse. A rádio. Apesar de pensar que não iria gostar, o que aconteceu foi o oposto: a partir daí, a rádio passou a ser um meio do qual gosto cada vez mais. Também isso me foi dado pelo Bola na Rede. O interesse no projecto, em primeira instância, esteve relacionado com o facto de ser um programa de desporto, com pessoas que percebem do mesmo. Foi um desafio para me fazer crescer e foi exactamente isso que aconteceu.

BnR: Que competências é que ganhaste com a tua colaboração no Bola na Rede?

João Almeida Rosa: O Bola na Rede acompanhou-me no meu crescimento e na minha formação. Fazendo um paralelismo, até porque estamos a falar com pessoas do desporto, surgiu um pouco como uma equipa B. Ainda com um carácter formativo, mas simultaneamente profissional, com todas as responsabilidades que esse contacto com o público engloba. Tanto na rádio como no online, fez-me crescer a todos os níveis.

BnR: Achas que o Bola na Rede é uma boa escola de comunicação?

João Almeida Rosa: Como disse na resposta anterior, o Bola na Rede surge como um ponto intermédio que, na minha opinião, é muito importante para qualquer aspirante a jornalista (mas não só, porque na equipa estão incluídos designers, revisores e pessoas com outras especialidades). Acho, sobretudo, que a experiência que o Bola na Rede proporciona ao possibilitar o contacto com o público e com os clubes e atletas é importantíssima e nos faz chegar mais preparados ao mercado de trabalho.

BnR: Por que é que aconselhavas alguém a entrar no projeto?

João Almeida Rosa: Aconselhava o projecto a todo e qualquer jovem estudante que se interesse pelo desporto, seja por que modalidade for, e que tenha a ambição de crescer mais do que o comodismo de esperar pelo final do curso. Por todas as razões anteriormente mencionadas

João Almeida Rosa