BnR Alumni – João Folgado

O João foi redator da secção de ‘Futebol Internacional’ do BnR durante dois anos. Já foi jornalista estagiário do ‘RECORD‘ durante quatro meses’.

Consulta todos os artigos de João Folgado

 

Bola na Rede: Por que é que quiseste entrar no Bola na Rede?

João Folgado: O BnR é um projecto que sigo de perto desde a sua criação, primeiro como leitor e depois como colaborador. Um dos fundadores da página foi um dos meus amigos do secundário, que sabendo da minha paixão (fanatismo) por desporto, me convidou para escrever artigos de opinião. Como nunca tinha feito nada desse tipo, de início acabei por recusar, até porque na minha cabeça não imaginava que alguém fora do meu circulo de amigos e colegas tivesse interesse na minha opinião sobre o que quer que fosse, mas com o passar do tempo, o crescimento da página e a insistência de amigos acabei por aceitar o desafio, acabando por ser uma forma de justificar, pelo menos na minha cabeça, as muitas horas passadas em frente ao televisor a ver jogos.

BnR: Que competências é que ganhaste com a tua colaboração no Bola na Rede?

João Folgado: Foi uma oportunidade de passar os meus pensamentos e opiniões para a forma escrita, uma maneira de os organizar e sintetizar de uma forma mais ou menos coerente. A minha escrita acabou por melhorar e se desenvolver de texto para texto, não porque escrevesse especialmente mal, ou bem, mas porque foi uma experiência nova e, como primeira oportunidade de expor as minhas opiniões perante completos estranhos acabou por ser bastante gratificante.

BnR: Achas que o Bola na Rede é uma boa escola de comunicação?

João Folgado: Ao me terem dado a oportunidade de escrever para uma ‘audiência’, o feedback que acabei por receber, através das críticas (tantas) e dos elogios (poucos, mas houveram), levaram a que aprendesse bastante sobre mim e sobre a minha escrita, tendo acabado por crescer bastante ao longo dos dois anos em que escrevi para a página. A escrita deixou de ser um desafio e passou a ser um escape, uma oportunidade de despejar frustrações ou partilhar alegrias.

BnR: Por que é que aconselhavas alguém a entrar no projeto?

João Folgado: Qualquer pessoa que goste e queira escrever sobre desporto devia fazer fila para participar neste projecto. O ambiente é fenomenal e dá-nos um fórum, sem censuras, numa marca com uma audiência em crescimento, para explanarmos os nossos pontos de vista a nível desportivo, possibilitando-nos a oportunidade de encontrar pessoas que partilham da nossa opinião (sempre gratificante) ou de entrar em debates com quem discorda (ainda mais gratificante). De uma forma ou de outra, é um oportunidade excelente, nem que seja para ganhar experiência na área.

João Folgado