BnR Alumni – João Pedro Óca

Consulta todos os artigos de João Pedro Óca

O João foi redator do Bola na Rede durante cerca de um ano. Já esteve no ‘Correio da Manhã” e n’A Bola TV e hoje é jornalista da TVI. 

Bola na Rede: Por que é que quiseste entrar no Bola na Rede?

João Pedro Óca: Por várias razões. Em primeiro lugar, porque sabia que era um projeto com muita margem de progressão e com conteúdos que interessavam às pessoas. Escrever sobre desporto, no meu caso na secção do Benfica, foi sempre aquilo que quis fazer, na área onde me sinto melhor, e sabia que este era o passo e o espaço certo para isso. Além dessa vertente, havia os programas na rádio, que também me cativavam muito.

BnR: Que competências é que ganhaste com a tua colaboração no Bola na Rede?

JPO: Aprendi a observar melhor os momentos de um jogo de futebol, quando  fazia crónicas, a articular as minhas ideias num texto, a formar opinião mais fundamentada sobre determinado tema. Comecei a ganhar aquela responsabilidade e compromisso de preparar os textos no momento certo. A questão temporal é muito importante no jornalismo.

João Pedro Óca esteve n’A Bola TV

BnR: Achas que o Bola na Rede é uma boa escola de comunicação?

JPO: Sem dúvida. É um projeto com dois elementos  fundamentais: qualidade de conteúdos e diversidade. Nos poucos meses que tive a oportunidade de contribuir para o crescimento do site, desenvolvi várias competências, fiz muitos trabalhos pela primeira vez, convivi com senhores do desporto, enfim, lancei-me na área onde sempre quis trabalhar.

BnR: Por que é que aconselhavas alguém a entrar no projeto?

JPO: Não há nada como aprender a praticar, a fazer, a estar no terreno. Este projeto dá liberdade para expor as nossas ideias às milhares de pessoas que seguem o site. Para quem está a começar e se quer mostrar é ótimo.