BnR Alumni – Jorge Ferreira Fernandes

Jorge Ferreira Fernandes

Consulta todos os artigos de Jorge Fernandes

O Jorge Ferreira Fernandes foi editor de Futebol Nacional e redator do SL Benfica. Agora é jornalista no ZeroZero.

Bola na Rede: Por que é que quiseste entrar no Bola na Rede?

Jorge Fernandes: Sempre adorei escrever e falar sobre futebol. Escrevi durante algum tempo num blog, mas depois decidi tentar a minha sorte num projeto que me parecia diferente, para melhor. O facto das pessoas parecerem competentes e a questão de poder ir ver os jogos foram, provavelmente, os fatores que mais pesaram na decisão.

BnR: Que competências é que ganhaste com a tua colaboração no Bola na Rede?

Jorge Ferreira Fernandes: No Bola na Rede, aprendi, acima de tudo, a ser mais profissional do que era. Ganhei alguma estaleca, aprendi que questionar os protagonistas do jogo pode ser uma atividade excitante e não um «bicho-papão». Aprendi coisas importantes para a prática. Acima de tudo, neste projeto, aprendi que se pode gostar ainda mais de futebol (e eu já gostava muito…).

BnR: Achas que o Bola na Rede é uma boa escola de comunicação?

Jorge Ferreira Fernandes: A palavra «escola» é perfeita para definir o projeto. Os bancos da escola, nomeadamente as universidades, podem-nos dar a teoria e algumas noções importantes, mas acho que o BNR oferece-nos uma componente prática muito boa. Aprendemos a saber estar no terreno.

BnR: Por que é que aconselhavas alguém a entrar no projeto?

Jorge Ferreira Fernandes: Acho que qualquer pessoa que goste de escrever sobre futebol deve pensar em ligar-se a este projeto. As pessoas que, como eu, querem seguir esta área têm no projeto uma excelente oportunidade para crescer. Uma palavra muito especial para as pessoas do projeto, sempre disponíveis para ajudar. E obrigado ao Pedro Nuno Sousa e ao Pedro Machado, duas pessoas que me receberam muito bem nos estádios em que estive.

Jorge Ferreira Fernandes