BnR Alumni – José Maria Monteiro

Consulta todos os artigos do José Maria Monteiro

O José foi redator do Bola na Rede. Tem um percurso totalmente ligado ao desporto e neste momento é treinador de guarda-redes da equipa sub-23 do Vitoria SC.

Bola na Rede: Por que é que quiseste entrar no Bola na Rede?

José Maria Monteiro: Muito sinceramente, tudo começou quando aceitei um desafio do então aluno, colaborador e também meu primo João Pedro Monteiro. Era um acérrimo seguidor da página -não só pelo excelente trabalho desenvolvido mas também pelo orgulho em ver (e ouvir) o meu primo dentro do mundo desportivo- e um dia recebo uma chamada do mesmo, chamada esta que foi mais ou menos assim: “opá Zé, aqui a malta do Bola na Rede gosta dos teus comentários e argumentos nos comentários aos artigos e gostavam que te juntasses a nós. Tens interesse em escrever um texto?” – logo logo não me achei capaz, mas depois aceitei… gostei… fiquei (enquanto pude).

BnR: Que competências é que ganhaste com a tua colaboração no Bola na Rede?

José Maria Monteiro: Acima de tudo, aprendi o porquê de “não ser qualquer um” que escreve um artigo com cabeça, tronco e membros. Aprendi com os excelentes revisores dos artigos que escrevia a organizar melhor as ideias, a passar da mente para a caneta de uma forma muito mais assertiva; saber que escrevia para o público geral, mesmo que numa galeria dedicada apenas a um público específico; não menos importante, sendo o BnR uma plataforma online, aprendi a valorizar o “silêncio do escritor” às críticas sociais, a não deixar que as reações públicas afetassem o meu pré ou pós julgamento.

BnR: Achas que o Bola na Rede é uma boa escola de comunicação?

José Maria Monteiro: Acho que o BnR foi A escola de comunicação para muitos dos excelentes jornalistas desportivos que hoje vemos em canais como Canal11, AbolaTV, TVI24, Sporting TV, BTV, SportTV, etc. lembro-me muito bem de “carinhas” de rapazes e raparigas sonhadores que, passados 10 anos, me “servem” as notícias todos os dias pela televisão, jornais, artigos.

BnR: Por que é que aconselhavas alguém a entrar no projeto?

José Maria Monteiro: Se a pessoa sonhar em ser jornalista desportivo, então a motivação é essa mesmo, estar no melhor sítio para trilhar um caminho de sucesso; se a pessoa for como eu, escrever apenas pela “carolice”, pelo amor ao desporto e às palavras, então a motivação é a de se sentir um pouquinho “profissional das palavras” e ter a chance de mostrar as suas ideias a uma escala muito maior que apenas o círculo de amigos.

José Maria Monteiro