BnR Alumni – José Pedro Mozos

Consulta todos os artigos de José Pedro Mozos

O José foi redator do Bola na Rede durante dois anos. Foi jornalista na SIC, da Revista Visão e do Observador. Hoje, é assessor de comunicação do governo português.

Bola na Rede: Por que é que quiseste entrar no Bola na Rede?

José Pedro Mozos: A primeira e principal razão que me levou a entrar no Bola na Rede foi a oportunidade de poder escrever com alguma regularidade sobre um tema de que sempre gostei. Em segundo lugar, quis fazer parte de um projeto que me desafiava estar atento numa base diária aos acontecimentos desportivos e a pensar de maneira crítica sobre eles. Em terceiro e último lugar, quis entrar no Bola na Rede porque sentia necessidade de explorar e de melhorar os meus conhecimentos, tanto ao nível da escrita como ao nível desportivo em si.

BnR: Que competências é que ganhaste com a tua colaboração no Bola na Rede?

JPM: Foram várias e em diferentes patamares. O Bola na Rede tem um bom equilíbrio entre a liberdade de arriscar e o rigor. Nesse sentido, creio que pude potenciar parte da minha criatividade mas também aperfeiçoar o meu método de trabalho. Outra competência que saiu valorizada com a minha colaboração foi sem dúvida o pensamento crítico. A capacidade de pensar sobre a informação que recebemos e criticá-la com fundamento torna-se mais natural quando se colabora com um projeto como o Bola na Rede.

BnR: Achas que o Bola na Rede é uma boa escola de comunicação?

JPM: Sem dúvida. Por tudo aquilo que já referi mas também porque, de certa forma, é um projeto com uma vocação para formar pessoas desde o seu início. Indireta mas também diretamente, o Bola na Rede vai moldando os colaboradores sem que se sintam de alguma forma condicionados ou limitados. A liberdade para arriscar existe e nunca é posta em causa. E isso é algo que tem de ser sublinhado. O Bola na Rede é sem dúvida uma boa escola.

BnR: Por que é que aconselhavas alguém a entrar no projeto?

JPM: Pela experiência em si, mas também pela oportunidade de fazer parte de um projeto que marca a diferença na opinião desportiva. Existe um acompanhamento sustentado do primeiro ao último momento. É importante sentir confiança quando se começa nesta área. E essa confiança existe no Bola na Rede. O rigor da análise equilibra-se perfeitamente com a liberdade de experimentar. Encontrar este equilíbrio não é fácil, mas no Bola na Rede existe.