BnR Alumni – Tomás da Cunha

Tomás da CunhaConsulta todos os artigos de Tomás da Cunha

O Tomás da Cunha foi redator e editor de Futebol Internacional no Bola na Rede. Hoje, é comentador na Eleven Sports e TSF.

Bola na Rede: Por que é que quiseste entrar no Bola na Rede?

Tomás da Cunha: Ainda antes de entrar na ESCS tinha a ideia de me juntar a outros projectos. O Bola na Rede foi um passo natural para quem já escrevia e analisava futebol anteriormente, sendo um espaço onde teria liberdade para propor e desenvolver temas do meu interesse.

BnR: Que competências é que ganhaste com a tua colaboração no Bola na Rede?

Tomás da Cunha: Acima de tudo, o mais enriquecedor foi poder sair do computador e passar a fazer reportagem in loco. Foi pelo Bola na Rede que fui à minha primeira conferência de imprensa num estádio, por exemplo, sem a pressão que teria num órgão comunicação social mais exigente. Além disto, que me permitiu ganhar alguma experiência nesse sentido, fortaleci o meu sentido de responsabilidade (prazos, revisão e publicação de artigos, coordenação de uma equipa…) e, como não podia deixar de ser, conheci pessoas com enorme qualidade nas respectivas áreas. Aprendi com muito do que iam partilhando.

BnR: Achas que o Bola na Rede é uma boa escola de comunicação?

Tomás da Cunha: Sem nenhuma dúvida. Não deve existir melhor espaço para dar os primeiros passos no mundo do jornalismo, com margem para propor e para errar, partilhando conhecimento com pessoas que têm os mesmos interesses. No Bola na Rede testei quase tudo aquilo que ia aprendendo na teoria e fui-me definindo enquanto profissional.

BnR: Por que é que aconselhavas alguém a entrar no projeto?

Tomás da Cunha:Por todos os motivos de que falei anteriormente, passar pelo Bola na Rede é uma experiência que dá ferramentas e um primeiro contacto com o “mundo real”. É um espaço onde o ecletismo existe e a liberdade com responsabilidade também. Certamente não será por acaso que tantos e bons profissionais da comunicação nasceram nesse “laboratório”.

Tomás da Cunha