Fórum do Treinador 2016: Os Portugueses Lá Fora e o Contexto Selecção

    VIETNAME

    Muito daquilo que foi a experiência de Henrique Calisto no Vietname já foi dito. Foi para este país no sudeste asiático a convite de um industrial de porcelanas e acabou por ficar quase 10 anos. Por lá treinou Robbie Fowler, já com 35 anos: “ia fazer 500 mil dólares em 6 meses”, contou. “Para esses veteranos, aquilo já é a reforma. Ele no treino já não correspondia às expectativas, mas os patrocinadores faziam pressão para que jogasse”.

    CHINA

    Jaime Pacheco descreveu a sua vivência na China, onde treinou o Beijing Guoan em 2011 e 2012.“Todos os clubes na China têm centros de estágios com oito ou dez campos de futebol e hotel. Mas apanhei -20º. Disse logo ao meu empresário «Aqui não fico!». É preciso saber escolher. A China não é nada organizada, mas as pessoas são afáveis, de boa relação e os jogadores aceitam muito, são muito humildes. Jogam naquele ritmo brasileiro. Devagar. Mas com um bocadinho de mais volume de treino e mais intensidade de treino jogam bem e depressa”.

    ARÁBIA SAUDITA

    Jaime Pacheco passou também pelo Al-Shabab, na Arábia Saudita. “É muito difícil treinar na Arábia. Os sheiks são muito prepotentes e muito arrogantes, pensam que mandam em tudo. Querem decidir quem joga. Um jogador que ficasse uma semana sem treinar sem que ninguém soubesse dele e chegasse à hora do jogo, se o Presidente gostasse dele, tinha de jogar na mesma. Diziam-me que se não o pusesse a jogar podia ser despedido se não ganhássemos”.

    Já ontem, José Peseiro, ex-treinador do Al Hilal e seleccionador da Arábia Saudita, havia falado da sua passagem pelo país. “Aquilo é o caos, mas se mostrares que és organizado, mostras que és competente e eles acreditam em ti. É preciso ter a capacidade de adaptação, de entender os contextos. Por exemplo, eu tinha pequeno-almoço às 10h, um aparecia às 10h10, outro às 10h30, três não apareciam. Tínhamos de treinar em função do Ramadão”.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.