Fórum do Treinador 2016: Os Portugueses Lá Fora e o Contexto Selecção

    A tranquilidade que um seleccionador tem para trabalhar, por não haver uma pressão constante, é um dos aspectos positivos na comparação com o treinador de clube. “O stress, a pressão, a carga emocional é muito mais elevada num clube”, explica Nelo Vingada. Para Paulo Bento, tudo se deve a um olhar crítico diferente por parte dos adeptos. “A selecção não tem adeptos como um clube, no máximo tem adeptos sazonais”. A avaliação à prestação do técnico, porém, mantém-se inalterada. “Quando se perde, é o treinador. Quando se ganha, são todos”, lembra Paulo Bento.

    As estratégias de comunicação de Benfica e Sporting têm feito parte – e não é pouco – da discussão futebolística em Portugal. Ora fala o treinador, ora escreve o presidente, ora sai um comentador indignado num programa de segunda-feira à noite. De que a importância dessa dimensão do futebol tem crescido significativamente ninguém duvida, mas, para Paulo Bento, já está com um destaque indevido. “Estamos a chegar a um ponto em que a comunicação importa mais do que o treinador”. O futebol fora das quatro linhas joga-se sobretudo na imprensa, e Paulo Bento não perdeu a oportunidade de questionar José Manuel Delgado, jornalista d’A Bola que moderava a discussão: “O que é que vocês querem do futebol, o que é que querem aportar ao futebol?”.

    José Couceiro também não poupou algumas críticas ao papel da comunicação social. “Nós não fechamos os treinos só pela parte táctica, é porque se há um empurrão ou uma entrada é logo uma confusão à volta disso”, lamenta. E continuou: “hoje é muito fácil denegrir, é muito fácil espalhar a mentira”. Na questão da comunicação, o antigo seleccionador da Lituânia foi peremptório. “Não é a comunicação que ganha jogos”, afirma. Ainda assim, não deixa de ter uma visão muito assertiva sobre como deve ser efectuada a comunicação com o exterior, de forma a proteger o treinador. “Não deve ser o treinador o principal agente dessa política”.

    Francisco Manuel Reis

    Tomás da Cunha

     

    Lê aqui a reportagem do primeiro dia do Fórum do Treinador 2016: do modelo de gestão de Fernando Santos à ideia de jogo de José Peseiro, passando pelo debate sobre a adaptabilidade do treinador aos contextos entre Lito Vidigal, Domingos Paciência e Pedro Martins.

     

    Beijing Guoan

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.