Liga MEO Surf apresenta calendário e abre portas a surfistas não comunitários

    A Liga MEO Surf está de regresso e apresentou o calendário para 2023.

    A primeira etapa irá realizar-se na Figueira da Foz, no final de Março, no entanto haverá competição no Porto, Matosinhos, Ericeira, Ribeira Grande e Peniche. Os surfistas não comunitários, que sejam residentes em Portugal, têm a possibilidade de competir. O Junior Tour terá três etapas em 2023.

    A Liga MEO Surf, a 1.ª divisão do surf português, apresentou o seu programa de atividades para a temporada de 2023, com início de temporada marcada para o final de Março na Figueira da Foz. A principal competição do surf nacional segue com etapas no Porto e Matosinhos, Ericeira, Ribeira Grande e Peniche, numa estrutura competitiva similar à temporada anterior..

    Conhece o Calendário da Liga MEO Surf 2023:
    Liga#1 – 24 a 26 de Março – Allianz Figueira Pro
    Liga#2 – 21 a 23 de Abril – Joaquim Chaves Saúde Porto Pro
    Liga#3 – 10 a 12 de Junho – Allianz Ericeira Pro
    Liga#4 – 23 a 25 de Junho – Allianz Ribeira Grande Pro
    Liga#5 – 27 a 29 de Outubro – Bom Petisco Peniche Pro

    Francisco Rodrigues, Presidente da Associação Nacional de Surfistas
    «Estamos muito expectantes com o que a temporada de 2023 nos reserva. Depois de vermos uma renovação no título nacional masculino no ano passado, com Guilherme Ribeiro a levar a melhor, é sempre com entusiamo que acompanhamos o que os talentos mais jovens, como por exemplo Matias Canhoto, podem vir a trazer de interesse adicional para todos os seguem de perto a evolução do surf nacional. Passamos agora a contar com a possibilidade de participação de surfistas não comunitários que residam em Portugal, outro fator que irá com toda a certeza trazer mais competitividade. No caso das senhoras, temos atualmente a melhor geração de sempre em Portugal. Entre Teresa Bonvalot, com gestão da temporada a dividir esforços com as etapas da elite do surf mundial onde lhe for atribuída uma vaga de participação, e Francisca Veselko, que nos honrou a todos com o título mundial júnior, usando um estrangeirismo: “hats off” para as nossas senhoras! Estão absolutamente de parabéns».

    Luíza Galindo, Diretora de Marketing e Comunicação do MEO
    «Estamos muito satisfeitos por voltarmos a ser parceiros da Associação Nacional de Surfistas, por mais três anos, e por estarmos, uma vez mais, ao lado dos melhores surfistas nacionais. A relação de Portugal com o Mar já vem de longa data – remete-nos ao tempo dos Descobrimentos – e para nós, MEO, continua a ser um motivo de orgulho apoiar esta modalidade, que atraí um número considerável de adeptos do mundo inteiro. O Surf é muito mais que uma modalidade desportiva, é um estilo de vida com valores próprios e um dos embaixadores do turismo em Portugal. É com muito orgulho que temos vindo a contribuir para o crescimento de atletas de renome do surf português, seja pela forma de patrocínio individual, seja através da dinamização e aposta contínua da Liga MEO Surf».

    Naquela que é a 13.ª edição de Liga MEO Surf, o regresso das estrelas nacionais às praias portuguesas acontece dentro de seis semanas, com Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot a defenderem os títulos nacionais de 2022, e a competirem com o estatuto de líderes com a licra amarela Go Chill.

    Campeões Nacionais últimos 5 anos (2018 a 2022)
    2022 – Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot
    2021 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko
    2020 – Frederico Morais e Teresa Bonvalot
    2019 – Miguel Blanco e Yolanda Hopkins
    2018 – Miguel Blanco e Camilla Kemp

    Guilherme Ribeiro, campeão nacional de surf 2022

    Fonte: Lara Carriço/Bola na Rede


    “Sinto-me extremamente bem preparado para atacar 2023. Esta é uma temporada que já vem de uma pré-época de 3 meses. Desde a última etapa da Liga MEO Surf 2022, em Novembro, que me comecei a preparar, passando inclusivamente um mês a treinar no Havai. Considero que me preparei melhor que nunca e que 2023 tem tudo para correr bem. As ambições para este ano são idênticas a 2022. Vou partir para todas as etapas para ganhar, pensando etapa a etapa, sem pensar já nas contas finais. É na última etapa que se faz as contas e, independentemente do local, vou sempre com o mesmo objetivo: ganhar!”

    Teresa Bonvalot, campeã nacional de surf 2022


    “Estou bastante motivada para 2023. Neste momento estou a competir no World Tour, onde quero estar, e tem sido uma experiência inacreditável. Quero aproveitar este momento ao máximo. Isso faz com que ainda não conheça bem o meu calendário e, por isso, ainda não sei se vou estar apta ou não para competir na Liga MEO Surf. Acredito que este vai ser um ano ainda melhor que o anterior, procurando sempre absorver todas as experiências para me tornar melhor atleta e pessoa”.

    Numa lógica de confronto de talentos e gerações, muitos e bons valores vão também lutar pelos títulos máximos do quadro competitivo português, com Frederico Morais (membro da elite do surf mundial no período compreendido entre 2017 a 2022), Francisca Veselko (recém-corada campeã mundial júnior da World Surf League e campeã nacional em 2021), e Carolina Mendes (campeã nacional em 2016 e 2017 e vice-campeã nacional em título) a também marcarem presença, entre outras estrelas do surf em Portugal.

    Frederico Morais, surfista da elite do Surf Mundial (2017 a 2022)

    Fonte: Lara Carriço/Bola na Rede


    “Tenho tido uma óptima preparação para a nova temporada. Tenho apanhado ondas incríveis por Portugal e sabe bem treinar por casa. Tenho muita vontade de voltar ao World Tour. Esse é o meu grande objetivo. Contudo, estando a competir na Liga MEO Surf, o título nacional também será um objetivo. Se conseguir fazer todas as etapas, gostaria de recuperar o título, além de mostrar bom surf num circuito muito competitivo e com excelentes surfistas. Tenho a certeza que vai ser um excelente ano para o surf português. ”

    Francisca Veselko, campeã mundial júnior 2023

    Francisca Veselko Liga MEO Surf
    Fonte: Lara Carriço/Bola na Rede


    “Sinto-me muito bem. Estou a atravessar uma fase positiva, que foi coroada com o título mundial júnior. Estou saudável e cheia de garra para dar o meu melhor na Liga MEO Surf de forma a chegar novamente ao topo”.

    Carolina Mendes, vice-campeã nacional 2022
    “Estou feliz por esta nova temporada e por poder competir mais uma vez na Liga MEO Surf. Quero poder fazer um bom ano de competições. Gosto imenso de algumas das etapas do calendário e as respetivas ondas. Penso que se encaixam bem no meu surf. Quero dar o meu melhor e ir atrás das vitórias.”

    A Liga MEO Surf conta, pelo quinto ano consecutivo, com o Grupo Jerónimo Martins como parceiro de sustentabilidade, mais uma vez com enfoque na preservação da biodiversidade dos oceanos, “habitat natural” do surf, e o seu programa “Amar o Mar” onde, em conjunto com o Pingo Doce, se realizarão ações de sensibilização e de pedagogia incluindo limpezas de praia, envolvendo crianças das escolas de todos os concelhos visitados pela competição. Em 2022, estas iniciativas envolveram mais de 600 crianças ao longo de todo o ano.

    Acresce ainda a participação do público com as escolhas dos seus surfistas preferidos no Fantasy Surfer, com um relógio GPS The Search 2 da Rip Curl para o vencedor de cada etapa e ainda uma prancha da Polen Surfboards para o mais pontuado no final do ano. Para participar, convidam-se todos os fãs a seguirem os seus surfistas preferidos em fantasy.ansurfistas.com.

    Em 2023, continuam as premiações especiais: a Allianz Triple Crown, que premeia os melhores surfistas no conjunto das etapas de Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande; a disputa pela melhor onda de cada etapa e o Joaquim Chaves Saúde Best Wave; a melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras no Bom Petisco Girls Score; a luta pelas melhores manobras tanto no masculino como no feminino nas Go Chill Expression Sessions, e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais nas etapas da Figueira da Foz, Ericeira, Ribeira Grande e Peniche. Em 2023, a Somersby está também de volta ao lote de sub-troféus, com o Somersby Round, que premeia a melhor performance desportiva numa das fases mais competitiva de cada etapa: o round 3, onde cessam as baterias de 4 atletas.

    Destaque ainda para o Junior Tour, plataforma competitiva reservada para os talentos do surf nacional de até 20 anos que, em 2023, será composta por 3 etapas e com os campeões nacionais em 2022, Martim Nunes e Érica Máximo, a liderarem os surfistas participantes.

    Calendário Junior Tour 2023
    Projunior#1 – 15 a 16 de Abril – Porto e Matosinhos
    Projunior#2 – 13 a 14 de Maio – Viana do Castelo
    Projunior#3 – 29 a 30 de Julho – Santa Cruz

    A nível televisivo, todas as etapas poderão ser acompanhadas em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

    A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, os apoios locais dos Municípios da Figueira da Foz, Porto, Matosinhos, Mafra, Ribeira Grande e de Peniche, o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz, Onda Pura, Ericeira Surf Clube, Associação Açores de Surf e Bodyboard, Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf

    Sabe mais sobre o nosso projeto!

    Bola na Rede nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

    Desde então, procuramos ser uma academia para jovens que gostam da área do jornalismo desportivo e de dar a sua opinião sobre desporto nacional e internacional, assim como fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Também podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e, para estares a par de tudo, não te esqueças de subscrever as notificações!

    A 28 de outubro de 2019, decidimos expandir o nosso alcance com a introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

    Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts, disponíveis nas mais diferentes plataformas e que procuram dar um pouco de tudo sobre o mundo do desporto em geral. Atualmente, temos para te oferecer os seguintes conteúdos:

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura para seres redator, comentador ou moderador, envia-nos um e-mail para [email protected]. A bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares