«A medalha de bronze em Zurique foi o título mais saboroso que conquistei até hoje» – Entrevista BnR com Miguel Pisco

    -Percurso Académico-

    BnR: Sei que estás a tirar a licenciatura em Ciências do Desporto na FMH (Fac. de Motricidade Humana – Univ. de Lisboa). A ligação ao Judo acabou por ter influência na tua escolha académica?

    MP: Claro que sim. Tanto que mudei de área de estudos – estudei Artes Visuais no secundário – e ingressei no curso precisamente para ser treinador de Judo.

    BnR: Tendo a perfeita noção de que uma Licenciatura exige muito tempo de estudo, como conseguiste conciliar o Judo com a Licenciatura?

    MP: A maior ajuda foi morar ao lado da FMH, no CAR Jamor, como disse anteriormente. Isso permite-me descansar mais, não ter tantas despesas com transportes e rentabilizar o tempo para estudar e treinar, além das boas condições de treino e de fisioterapia de que usufruo, logo ao lado da Faculdade. Alguns professores também foram uma ajuda imensa, muito compreensivos com o nosso percurso (meu e de colegas de turma e de treino que moram comigo no CAR) e arranjavam sempre forma de podermos cumprir as tarefas que eram necessárias. Outra grande ajuda foi precisamente morar com colegas de treino e de turma em simultâneo, pois estudámos muitas horas juntos, fizemos todos os trabalhos de grupo em conjunto e demos muitas explicações uns aos outros.

    Além do Judo, Miguel Pisco dedica o seu tempo à faculdade
    Fonte: European Judo Union

    BnR: Uma vez que estás próximo de acabar a licenciatura, acreditas que o Ensino Superior e a sua carga horária permite uma boa permutação entre Desporto e Faculdade ou pensas que o nosso país deveria ser mais benevolente com atletas de alto rendimento, de forma os mesmos terem maior vontade em conciliar a carreira desportiva com a vida universitária?

    MP: Na minha opinião, penso que o Ensino, de forma geral, não leva em conta os atletas de alto rendimento. Estudo numa Faculdade de Desporto, mas ainda assim tive professores que nem as poucas benesses que estão previstas na Lei cumpriram e que não são tolerantes com os atletas de alto rendimento. Não existe, pelo menos no caso do Judo, qualquer articulação entre os treinos e as aulas. Sempre tive de ajustar os treinos aos meus horários, e faltei a muitas aulas para treinar ou para descansar. É algo que tem de ser revisto urgentemente.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Guilherme Costa
    Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
    O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.