O “General” Pinto – Entrevista a Carlos Pinto

    BnR: No início da temporada poucos contavam com este percurso do CD Santa Clara. Quais as razões para o sucesso?

    CP: Quando assumimos a subida de divisão, já tive oportunidade de falar sobre isso há pouco tempo, os próprios jogadores não acreditavam, e até os próprios adeptos. Aquilo que disse sempre é que tínhamos uma equipa de grande qualidade. Obviamente que os jogadores teriam de o provar dentro do campo depois e têm-no feito. Continuo a dizer que temos uma equipa para lutar pela subida de divisão até ao final da época, sabemos que vai ser muito difícil porque daqui  até à fase final da época acredito que muita coisa estranha vai acontecer e o Santa Clara não está preparado para isso. Estamos preparados em termos de trabalho, de qualidade e ambição. Obviamente temos de deixar tudo dentro de campo, até à ultima gota de suor como costumo dizer, mas tenho a crença de que vamos conseguir.

    BnR: Num campeonato tão longo e competitivo quais são as adversidades?

    CP: As adversidades não vou falar aqui. Mas o mais importante é colocar o foco na nossa equipa, nos adversários que têm qualidade na Segunda Liga. Há muitas equipas que vão jogar para subir de divisão. Neste momento temos equipas que estão por baixo, mas com qualidade para subir de divisão. Aquilo que passo aos jogadores mesmo antes do jogo é claramente o foco no nosso trabalho, é o trabalho semanal e o nosso jogo. Temos que nos preocupar com o espaço ao redor.

    BnR: Quais são as equipas que o estão a surpreender pela positiva e pela negativa?

    CP: Pela negativa o FC Arouca que não começou bem e o CD Nacional que saiu da Primeira Liga e que investiu muito forte. Pela positiva temos o Académico de Viseu FC e o próprio Leixões SC que neste momento é um outsider muito forte. Mas acredito que até ao final muitas equipas vão aparecer.

    BnR: Tem um plantel muito extenso, sendo que há jogadores de grande qualidade que não têm tido minutos. Como vai gerir essa situação ao longo da época?

    CP: Não é fácil. A minha preocupação é falar com o jogador sobre essa mesma situação. Curiosamente, às vezes podemos passar por mentirosos, o que não é verdade, mas não é fácil para mim deixar jogadores de fora, como o Ítalo, que tem um potencial tremendo, o Adel, o Burke ou o Pineda. São jogadores que têm jogado muito pouco, mas que depois durante a semana treinam muito bem. Mesmo assim têm muita qualidade, é uma questão de oportunidade. Temos também a questão do Kaio que é um menino, que está a entrar aos poucos e que tem muita qualidade. Mais do que isso, tem uma personalidade muito forte e é um miúdo muito ambicioso, sabe sofrer e acredito que seja um grande exemplo para os mais novos perceberem que a qualidade tem de estar sempre presente, mas a personalidade e o caráter também tem de estar lá. Ele está em vantagem pela personalidade que tem.

    Fonte: CD Santa Clara
    Fonte: CD Santa Clara

    BnR: Muitas pessoas têm questionado pela não titularidade do avançado Clemente. A explicação que muitos comentadores têm dado prende-se com o facto do avançado entrar quando as defesas adversárias estão mais desgastadas. Concorda com esta afirmação?

    CP: Não, joga sempre o melhor onze. Ainda tive oportunidade de falar sobre essa situação com o Clemente esta semana. Provavelmente é o jogador dentro do plantel que mais pode reclamar a titularidade, mas é importante ele perceber – e todos os jogadores também – que sou eu que mando e que, a partir do momento que achar que o onze é sempre melhor sem o Clemente numa fase inicial, que ele não joga. Seja o Clemente ou outro jogador. Mas, quando entra dá uma resposta fantástica e ele é um exemplo pelos golos que faz, custa-me muito não o colocar a jogar, mas é mais fácil para mim pôr sempre o onze que eu acho que é o melhor para cada jogo. Se eu achar que o Clemente não joga, o Clemente não joga.

    BnR: O objetivo do clube passa pela subida de divisão. Acha o plantel atual suficiente para isso?

    CP: Temos um plantel muito bem construído. É suficiente para lutarmos pela subida até final, isso sim. De qualquer forma, estou satisfeito com este plantel. Aliás, já disse ao presidente que não queria ir ao mercado em Janeiro.

    BnR: Para terminar, se tivesse de fazer uma previsão sobre os campeões da Primeira e Segunda Liga, qual seria?

    CP: FC Porto e CD Santa Clara.

    Foto de Capa: CD Santa Clara

    Artigo revisto por: Ana Ferreira

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Raquel Roque
    Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
    A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.