O médio que joga em Angola e tem dois nomes iguais – Entrevista a Duarte Duarte

    Opinião sobre o Futebol português

    BnR: Continua a acompanhar o nosso campeonato? Dos três grandes (SL Benfica, FC Porto e Sporting CP), qual acha que será campeão no final da época?

    D.D.: Sim claro. Aliás, até tenho acompanhado todas as ligas europeias, a partir de Angola. Em relação à portuguesa, apesar de torcer pelo SL Benfica, penso que o FC Porto será o principal candidato para vencer este campeonato.

    BnR: É da opinião de que existe um enorme “fosso” entre os Três Grandes e os restantes clubes da Liga? Se sim, como acha que deveria ser retificada a situação?

    D.D.: Existe de facto uma diferença abismal na qualidade dos planteis dos três grandes em comparação com as restantes equipas. Cada vez mais, os chamados “clubes pequenos”, tentam atenuar essa diferença com o nível de treino e condições de trabalho. No entanto, a disparidade financeira permite a estes três clubes contratarem jogadores com uma qualidade muito superior. Sinceramente, não vejo uma forma de retificar essa situação no futuro próximo, pois cada vez mais o futebol é um negócio e vejo essa diferença entre os clubes acentuar-se com o passar dos anos.

    A cumprir a sua terceira época no Girabola, Duarte não se mostra arrependido por ter emigrado para Angola
    A cumprir a sua terceira época no Girabola, Duarte não se mostra arrependido por ter emigrado para Angola

    BnR: Atualmente, já há um vasto número de clubes profissionais a apostar cada vez mais na Formação. Considera positivo esta recente política para o contínuo crescimento do Futebol português?

    D.D.: Com a crise financeira que o país atravessou nos últimos anos, os clubes viram-se forçados a apostar na formação, e creio que isso aconteceu mais por necessidade, infelizmente. Os resultados dessa política adotada foram satisfatórios e, hoje em dia, já não há receios em lançar jogadores jovens e portugueses, o que é ótimo para os atletas que ambicionam chegar a altos patamares. Espero que esse comportamento por parte dos clubes seja para durar por muito tempo.

    BnR: Recentemente, Portugal garantiu a qualificação para o Mundial do próximo ano, na Rússia. Acredita que a nossa seleção poderá repetir o feito do Euro’16 e vencer a prova?

    D.D.: Sabia que Portugal ia conseguir a qualificação direta, com maior ou menor dificuldade. Contudo, penso que será bastante difícil repetir a proeza alcançada no último Europeu, pois acho que existe um conjunto de seleções com mais capacidade para vencer esta prova, mas Portugal será um adversário a ter em conta durante a prova certamente.

    Nota: As fotos foram gentilmente cedidas pelo nosso entrevistado

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Guilherme Costa
    Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
    O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.