Percurso Académico
BnR: Sei que já é Mestre em Educação Física pela FMH (Fac. de Motricidade Humana). O despertou o seu interesse para desenvolver estudos universitários nesta área?
M.B.: Eu fui Mestre na área da Educação Física, porque sempre me fascinou o ensino de miúdos e as aprendizagens a nível pedagógico, educação física, motricidade e desenvolvimento motor, daí o meu interesse num dia poder vir a ser professor de Educação Física e ingressão no Mestrado em Educação Física na FMH.
BnR: Tendo a perfeita noção de que um Mestrado exige muito tempo de estudo e desenvolvimento duma tese, como conseguiu conciliar a Natação com o Mestrado?
M.B.: Não foi muito fácil conciliar no 1.º ano de Mestrado, porque no 1.º semestre existiam muitos trabalhos e o 2.º semestre foi igualmente difícil, pois surgiram várias competições nesse ano. Relembro-me que foi o ano em que estava a preparar para o Campeonato da Europa Absoluto em 2012, tendo sido um ano exigente mas com uma boa organização e um enorme foco nos objetivos consegue-se atingir tudo.
BnR: Pode explicar sucintamente em que consistia a sua Tese de Mestrado?
M.B.: A minha tese na FMH consistiu na execução de um relatório de estágio pedagógico, ao nível do estágio que realizei em 2013 na Escola Secundária Eça de Queirós, nos Olivais – Lisboa. Eu tinha uma turma do 10.º ano durante todo o ano letivo, e tivemos algumas atividades que englobavam o ensino dos alunos do 1.º ciclo, 7.º e 12.º anos. Foi uma experiência formativa bastante enriquecedora, que depois foram minuciosamente descritas e analisadas num relatório de estágio, sendo esse o formato de avaliação que fui submetido para poder ser Mestre.