Por detrás do Football Manager – Entrevista a Bruno Gens Luís, Chief Scout da Sports Interactive

    BnR: Haverá certamente poucas pessoas que conheçam a realidade de campo do nosso futebol mais amador como tu conheces. Qual é a tua opinião sobre o atual estado do futebol português no seu lado mais amador?

    BGL: Há muito talento escondido, tapado por estrangeiros sem qualidade que vão aparecendo a cada abertura de mercado, a jogarem em competições pessimamente pensadas pela Federação Portuguesa de Futebol, que dão origem à desmotivação dos mesmos e a um precoce abandono do futebol. São raras as equipas profissionais abaixo da segunda liga; logo, os salários são baixos, o que faz com que os jogadores tenham de trabalhar para se sustentar.  As prioridades passam a ser outras e o futebol fica em segundo ou mesmo terceiro plano, o que causa a estagnação do desenvolvimento do jogador, que tem como consequência a desmotivação e em muitos casos o abandono da actividade.

    BnR: Encontras explicação para a falta de adeptos nos estádios portugueses?

    BGL: Voltamos novamente à questão da falta de cultura desportiva em Portugal. O adepto português gosta de vencer; logo, é adepto das equipas que mais vencem, isto é, dos três grandes. Por outro lado, os presidentes e a restante estrutura dos clubes não sabem promover as suas equipas e continuam com a ideia de que é através de preços altos que se consegue receita nos jogos, para compensar a falta de espectadores. Esquecem-se de que a falta de espectadores é causada por esse mesmo motivo, os altos preços. Os horários dos jogos também não ajudam.

    BnR: E qual é a tua opinião sobre o atual estado do futebol português profissional?

    BGL: Vergonhoso, incendiado fora de campo por diretores/presidentes de três equipas que transportam o ódio para os adeptos. A comunicação social e os programas desportivos estão ao mesmo nível, por isso não assisto a programas desportivos nem leio comentários/artigos dessas pessoas.

    BnR: Destacarias algum clube ou alguma pessoa que te tenha marcado ao longo do teu percurso como Chief Scout?

    BGL: Três. O Sérgio Bóris, que era o treinador do Cova da Piedade quando o contactei, foi a primeira pessoa do mundo do futebol com quem falei depois de assumir o cargo e foi cinco estrelas comigo, influenciando-me desde então a tornar-me sócio do clube e a assistir aos jogos sempre que possível. O Fábio Martins, que apesar de não conhecer pessoalmente vai partilhando comigo experiências sobre os seus saves, tem sempre um excelente sentido de humor, e eu lá o vou “picando” com ameaças de subir e descer atributos consoante as exibições dele nos jogos, na vida real. Tudo na brincadeira. E o Pedro Solá, actual treinador do Marinhense, um estudioso do futebol, muito culto, com quem estou em constante contacto e sempre disposto a trocar ideias.

    BnR: Qualquer jogador de FM reconhecerá o teu nome mais até pelo facto de “seres” um regen com muito potencial que aparece em praticamente todos os saves do que propriamente como Chief Scout da BD em Portugal. O que é que sentes pessoalmente ao ver um jogador com o teu nome e os teus dados singrar no jogo?

    BGL: É extremamente engraçado! Há cerca de um ano, experimentei escrever o meu nome no Google e encontrei variadas histórias e imagens de pessoas de variadas nacionalidades a jogarem com o meu regen e a falarem sobre os seus seus feitos com ele nas suas equipas. Já vi saves em que não passei das regionais e outros a ser o melhor jogador do mundo. Muitos jogadores de FM portugueses, que já sabem quem eu sou, costumam meter conversa comigo e detalhar a evolução do meu regen. Por outro lado, também já fui insultado por pensarem que eu sobrevalorizei esse meu regen, não sabendo eles que não tenho qualquer influência sobre a sua qualidade (aleatória em cada jogo que se inicia).

    BnR: Finalizando a entrevista com uma pergunta pessoal, quais são os teus planos para o futuro? Planeias continuar a ser o Chief Scout da Sports Interactive em Portugal?

    BGL: Enquanto for possível conciliar com a vida de scout na vida real, continuarei com todo o gosto, mesmo se for obrigado a optar por um clube e o FM. Tudo dependerá do projecto do clube. Até agora nunca me colocaram entraves.

    Foto de Capa: Facebook Bruno Gens Luís

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rui Pedro Cipriano
    Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
    Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.