Fórum do Treinador 2016: Os Portugueses Lá Fora e o Contexto Selecção

    «MAIS DE 60% DOS JOGADORES TEM “TORNOZELO DE FUTEBOLISTA”»

    Ninguém gosta de lesões, mas quando acontecem é preciso saber lidar com elas. A entorse no tornozelo é a lesão mais frequente no desporto, em particular no futebol, sendo que 10 a 30% das lesões resultam de problemas crónicos. Para piorar a situação, 50% das lesões no tornozelo dão origem a mais lesões nessa zona e, como tal, a prevenção é cada vez mais fundamental para evitar a recorrência deste tipo de problemas. Numa palestra sobre medicina desportiva ministrada pelo médico especialista em medicina desportiva Helder Pereira, deu para perceber os avanços na forma de tratamento, que proporcionam um tempo de recuperação muito menor. A cirurgia nem sempre é necessária, mas dá, indiscutivelmente, mais estabilidade ao tornozelo do jogador e reduz o risco de uma lesão. A reparação por artoscopia, por exemplo, é uma inovação portuguesa que é menos intrusiva e que possibilita uma recuperação em 2/3 semanas.

    Os treinadores devem ouvir e compreender o atleta, percebendo até que ponto um determinado exercício lhe causa desconforto ou mesmo dor. Um trabalho conjunto dos técnicos com os médicos é a melhor forma de ter os jogadores na condição mais próxima do ideal. Hélder Pereira, desfez algumas dúvidas aos treinadores, que ficaram a saber que jogar com ligaduras não impede primeiras lesões (o caso muda de figura se o jogador já tiver tido problemas) e que, de facto, a generalidade dos sintéticos, por terem mais atrito no contacto com o piso, têm um risco tendencialmente maior de provocar lesões. Para terminar, deixou uma advertência: a idade do BI nem sempre corresponde à idade biológica, o que obriga o treinador a ter atenção ao tipo de exercício e à carga de treino, para não prejudicar a saúde desportiva do seu atleta.

     

    HOMENAGEM A QUINITO

    José Águas, José Mourinho e Manuel Narciso foram homenageados, mas só o primeiro recebeu o prémio em mãos. O seu discurso terminou com um vivo e aguerrido “Viva o futebol português!”.

    Mas o senhor da tarde foi Quinito. Aplaudido de pé pelo auditório inteiro, deixou escapar um discurso emotivo depois de sentido gesto de solidarierdade dos seus colegas.

     

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Sérgio Conceição: «O resultado da eliminatória é justo»

    Sérgio Conceição já reagiu ao desafio entre o FC...

    Favoritos para vencer os prémios individuais | NBA 2023-2024

    A fase regular da NBA terminou. Depois de 82...

    Quem vai conseguir contratar Carlos Sainz?

    Ainda não tinha começado a temporada de 2024 e...
    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.