O futuro esteve em Alvalade

    1º Painel: Inovação no Futebol

    O primeiro painel contou com a presença de pessoas com inputs bastante diferentes. Gijs de Jong, que esteve diretamente ligado ao processo de introdução das novas tecnologias no futebol holandês, começou por falar das dificuldades e barreiras que encontrou ao longo de todo este processo. Sobre a questão do vídeo-arbitro, afirmou que “não oferece 100% de certeza, mas garante uma eficácia entre os 95% e os 97%”, realçou ainda que o tempo de demora na tomada de decisão é na grande maioria dos casos inferior ao que existe agora apontando uma média de 12s por cada caso.

    Gijs de Jong ajudou a desmistificar a demora para a tomada de decisões com recurso ao vídeoarbitro Fonte: Sporting CP
    Gijs de Jong ajudou a desmistificar a demora para a tomada de decisões com recurso ao vídeoarbitro
    Fonte: Sporting CP

    Seguiu-se-lhe David Mchugh. Atualmente com funções na federação irlandesa de rugby, Mchugh, fazendo a comparação entre o rugby e o futebol, não teve dúvidas em afirmar que “ O râguebi não quis ficar parado e agiu, quando o devia ter feito. O futebol deve fazer o mesmo para acabar com algumas discussões e começar a ser mais verdadeiro nas decisões tomadas”. Reforçou ainda a importância de, em qualquer circunstância, a última palavra continuar a ser do árbitro.

    Darren Bailey, diretor da Football Association, falou sobre a dificuldade em estabelecer regras no que diz respeito à introdução das novas tecnologias no futebol. Disse ainda que é necessário e obrigatório estabelecer um limite até onde o vídeo-árbitro pode ir. Por último, Paul Neilson, diretor da Prozone, focou-se nas melhorias que a tecnologia pode trazer para treinadores e jogadores. Exemplificando com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, afirmou que os dados estatísticos mostram que o argentino está numa categoria única, enquanto que o português é um finalizador nato.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.