O mundo do futebol e os Panama Papers

    • Gianni Infantino: a surpresa das surpresas

    A FIFA não tem tido tempos fáceis, mas, a confirmar-se, a presença do nome de Gianni Infantino, presidente da FIFA, pode ser um rude golpe. Segundo o jornal britânico The Guardian, Infantino esteve envolvido no processo de negociação dos direitos televisivos das competições europeias para a América do Sul nos perídos de 2003 a 2006 e de 2006 a 2009. A empresa que comprou os direitos de transmissão televisiva foi a Cross Trading. Logo de seguida, essa mesma empresa argentina (Cross Trading) revendeu os direitos à Teleamazonas por um preço 3 vezes superior ao que tinha anteriormente comprado.

    Gianni Infantino pode ser um problema para a FIFA Fonte: FIFA
    Gianni Infantino, presidente da FIFA, é um dos nomes mais surpreendentes
    Fonte: FIFA
    • O que há de ilegal no meio de tudo isto?

    Acontece que a Cross Trading é uma filial da Full Play, detido por Hugo Jinkis. Recordo que o empresário argentino foi acusado pelos Estados Unidos de ter entregado milhões de dólares em subornos e atos de corrupção para obter os direitos de transmissão da FIFA na América Latina. Hugo Jinkis terá também ligações à Mossack Fonseca.

    Em comunicado oficial, a UEFA afirma que o negócio dos direitos televisivos foi “transparente, competitivo e público”. Refere ainda que não tinha como saber que Hugo Jinkis, mais tarde, estaria envolvido num escândalo de evasão fiscal. Relativamente aos negócios entre a Cross Trading e a Teleamazonas são “negócios deles, não nossos (UEFA)”. Nos próximos dias, poderás ler no Bola na Rede mais sobre o escândalo que envolve Hugo e Mariano Jinkis.

    • Michael Platini: Balney Enterprises Corp

    O antigo dirigente da UEFA surge com o seu nome associado à Balney Enterprises Corp. A empresa, que foi criada em 2007 e tem sede no Panama, existia pelo menos até março de 2016. O francês terá passado uma procuração a esta empresa para gerir todos os seus rendimentos. Segundo notícia o Expresso, Platini terá pedido ajuda à Mossack Fonseca na gestão da Balney Enterprises Corp.

    Em comunicado oficial, Platini afirma que a “totalidade” das suas “contas e bens” “estão declarados à administração fiscal da Suíça”, país onde o Francês tem residência fiscal desde 2007.

    Relativamente ainda a dirigentes da FIFA e da UEFA, surge ainda o nome de Jérôme Valcke. O francês, que foi secretário-geral da FIFA entre 2007 e setembro de 2015, aparece como dono da  Umbelina SA. A empresa foi criada em julho de 2013 e tem sede nas Ilhas Virgens Britânicas.

    Os Panama Papers prometem continuar a abanar o mundo. O futebol não é exceção. Nos próximos dias, poderás ler no Bola na Rede mais sobre os escândalos que envolvem a Real Sociedad, Hugo e Mariano Jinkis, entre outros.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Duarte Pereira da Silva
    Duarte Pereira da Silva
    Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.