Reportagem BnR: Congresso “The Future Of Football”

    Já o segundo dia abriu com uma apresentação por parte da empresa agap2IT, que lançou a plataforma “Football ISM”. Esta permite a gestão de informação de talentos e processos de um clube de futebol. O desenvolvimento desta plataforma, fez-se em parceria com uma das melhores escolas do mundo, a Academia de Alcochete e possibilita a maximização de recursos e materiais no futebol. A agap2IT reitera que o futebol gera todos os anos, receitas recorde na transferência de ativos.

    A Liga Portuguesa foi a que deu mais lucro nas vendas da temporada 2016/2017 a nível mundial,  com vendas de 273 milhões de euros e um saldo positivo de 169 milhões de euros. A referida empresa defende ainda que, os clubes profissionais que estiverem melhor capacitados tecnologicamente na gestão de informação, para a seleção e formação de ativos são os que irão conseguir maior superavit desportivo e financeiro.  Selecionar, formar talentos ou comprar barato e vender faz parte do plano de negocio de diversos clubes, nas mais distintas ligas. Para Filipe Esteves, Diretor-Geral da agap2IT: “o know-how sustentado nas soluções que desenvolvemos permite-nos identificar setores relevantes do ponto de vista da nossa intervenção, com necessidades específicas às quais a experiência e o conhecimento dos consultores da agap2IT pode trazer respostas originais.

    O futebol profissional pode não ser uma área óbvia, mas os valores de investimento e o grau de complexidade e sofisticação dos processos desenvolvidos neste contexto torná-lo um campo por excelência para a criação de soluções tecnológicas inovadoras. O facto de termos tido a oportunidade de desenvolver esta plataforma em parceria com o SCP válida o esforço e o investimento realizado e oferece perspectivas muito positivas para a sua utilização”. O Football ISM gere a evolução desportiva, escolar, social e pessoal do principal ativo do futebol: os jogadores. Esta plataforma tecnológica permite analisar de forma detalhada: o “scouting”, o recrutamento, a avaliação de treino e a competição, a gestão de instalações e equipamentos e a componente médica e jurídica. O Football ISM permite uma avaliação quantitativa e qualitativa ilimitada de dados, fornecendo aos responsáveis dos clubes a melhor informação para a tomada de decisão.

    Recorde-se que o Sporting Clube de Portugal é o único clube do mundo a formar dois melhores jogadores do mundo FIFA – Luis Figo e Cristiano Ronaldo. O desenvolvimento desta plataforma, contou com a participação dos diversos departamentos da Academia de Alcochete.

    O segundo painel juntou Bruno de Carvalho, bastante activo durante toda a conferência, e  Oscar Moscariello, que conjuga o trabalho de Embaixador da Argentina em Portugal com o cargo de Secretário para as relações internacionais do Boca Juniors. Nesta conversa, foram abordados diversos temas, desde quais foram os pontos fundamentais para que os clubes saíssem da situação económica precária em que se encontravam, à questão escaldante da violência nos desporto.

    Bruno de Carvalho salientou que os adeptos foram a grande razão para que a situação financeira se transformasse, sendo um dos pilares fundamentais em que baseou o seu mandato. A outra foi uma gestão equilibrada por parte de todos os órgãos: um presidente tem que ter próximo de si pessoas em quem confia e que seguem os mesmos objectivos para que o clube atinja um certo objectivo. Referiu ainda que uma das suas metas é criar uma cultura de campeão, salientado, contudo, que esta não se faz apenas quando se é campeão, mas que se deve criar anteriormente. Já Oscar Moscariello referiu que a grande mudança no Boca Juniors deu-se quando se aplicaram as estratégias das grandes empresas no clube.

    Já tinham jogadores e equipa técnica de qualidade , mas que uma entidade não poderia ser apenas isso. Em relação à violência no desporto, o representante do clube argentino foi bastante crítico no que respeita aos dirigentes. Muito do que se passa actualmente no futebol é um reflexo do que acontece na sociedade e que só mudará caso haja um entendimento entre o Estado, autoridades e os clubes. Por sua vez, o presidente do Sporting referiu inúmeras vezes a palavra hipocrisia. Admite mesmo que “o futebol é um mundo de paixões e rivalidades. Mas temos que saber separar adeptos de criminosos.” Falando do caso do Sporting Clube de Portugal, relatou que existem bastantes reuniões entre o clube e os seus grupos de apoio, para que desta forma se digam exatamente quais são as contrapartidas que certas atitudes poderão trazer. Depois dos acontecimentos que antecederam o último derbi, foi preciso refrear os ânimos, com bastante trabalho de bastidores para que não houvesse retaliações, já que “violência gera violência”.

    Fonte: Bola na Rede
    Fonte: Bola na Rede

    Bruno de Carvalho sente ainda que existe muita impunidade para os dirigentes do futebol, e que “quem está à frente do futebol tem que perceber que determinadas atitudes têm certas consequências”. Já Moscariello refere que as personalidades do futebol têm a responsabilidade de passar valores e exemplos aos mais jovens, que os replicarão no futuro, evoluindo assim a sociedade. Antes do Coffee Break, Guy-Laurent Epstein, Director de Marketing dos Eventos da UEFA, explicou como se desenrolam as actividades de Marketing nas competições europeias.

    O último painel, composto por Avram Grant, treinador israelita, Paul Refer, da Professional Referees Organisation, Oliver Seitz, director do FC Barcelona Master in Football Business, e Emanuel Medeiros, CEO do ICSS, discutiram quais são os desafios que o futuro trará. A migração de jogadores, as questões políticas e sociais em que o futebol está inserido e a tecnologia no terreno de jogo foram alguns dos temas abordados.

    A conferência foi um sucesso. Bons oradores, excelentes discussões e um ambiente informal nos quais todos tinham oportunidade de participar. Apesar de alguma polémica (não se tratasse este de um evento baseado em futebol),  o respeito entre todos os intervenientes abriram a porta a que mais eventos do género fossem criados, mostrando assim que, mais do que cores, é preciso discutir-se o desporto em si e que ainda há muito para falar acerca do mesmo.

    A cerimónia de encerramento esteve a cargo de Bruno de Carvalho, que salientou o sucesso que está conferência teve e deixou já em aberto a data do IV The Future of Football: 21 e 22 de Março.

    O congresso “The Future of Football” é uma iniciativa do Sporting Clube de Portugal que pretende potenciar a discussão em torno de temas como as novas tecnologias no futebol, a par de estratégias de marketing de marcas desportivas, dos desafios do Coaching e da gestão no contexto do setor.

    Reportagem de Joana Libertador, Marta Reis e Jorge Faria de Sousa

    Foto de Capa: Bola na Rede

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Sérgio Conceição: «O resultado da eliminatória é justo»

    Sérgio Conceição já reagiu ao desafio entre o FC...

    Favoritos para vencer os prémios individuais | NBA 2023-2024

    A fase regular da NBA terminou. Depois de 82...

    Quem vai conseguir contratar Carlos Sainz?

    Ainda não tinha começado a temporada de 2024 e...
    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.