As 3 razões para o (in)sucesso do Borussia Dortmund

    3. Treinadores

    Fonte: UEFA

    Jurgen Klopp deixou um legado difícil de igualar, quer pelos títulos conquistados, quer pelo seu estilo carismático, era ele o elo de ligação entre os adeptos e a equipa e essa simbiose fez com que esta união perdurasse até aos dias de hoje . Foi literalmente o salvador do Dortmund, tirando o clube dos lugares de descida e devolvendo a glória ao clube durante a sua estadia no Signal Iduna Park. Um casamento que durou 7 anos e 3 títulos que foram parar ao museu do Borussia mas acima de tudo que colocava novamente o Borussia na rota do futebol europeu ao mais alto nível.

    Para o seu lugar entraria Thomas Tuchel mais moderado que Klopp, e com um estilo de jogo também diferente, era um purista da defesa a 3, ambos tinham sido contratados ao Mainz mas apenas Klopp deixou saudades. Tuchel teria a difícil missão de continuar a carreira  vitoriosa que Klopp tinha incutido no clube, e nas duas épocas que treinou o clube conseguiu conquistar uma taça da alemanha, um título que pouco significou pois a sua saída deu-se logo após a vitória na taça.

    As opções que se seguiram mostraram ser apostas fracassadas.

    Peter Bosz  holandês que tinha deixado boa impressão no Ajax pareceu aos olhos dos adeptos ser uma boa aposta, nada mais errado, o holandês tinha fracassado em todos os aspectos e a sua saída foi inevitável. Para o seu lugar viria o austríaco Peter Stoger tentar remediar uma situação no campeonato preocupante, ainda assim acabou a época no 4º lugar.

    Lucien Favre é o actual treinador do Borussia e a sua época de estreia teve quase a ser um sucesso, isto porque o clube liderou o campeonato durante várias jornadas acabando por claudicar no final para o inevitável Bayern Munique. Uma repetição dos anos anteriores portanto. Ainda assim deixou uma imagem positiva e a nova época promete novamente ser um forte concorrente ao título.

    Posto isto e analisando estes três prismas poderemos dizer que o Borussia recuperado que está financeiramente deve olhar para dentro e aproveitar os melhores jogadores da sua formação, continuar apostar no scouting visto que têm sido contratados jovens jogadores de qualidade, e não só potencia-los mas também mantê-los na equipa de modo a que consigam ano após ano lutar de igual para igual com o Bayern Munique de forma competitiva.

    Manter aposta em treinadores cuja visão seja a de potenciar jovens jogadores e incutir um estilo de jogo atacante, imagem de marca da equipa.

    Todos estes requisitos podem não ser suficientes enquanto o Bayern Munique se mantiver no auge mas de certa maneira poderão manter o Borussia mais perto do sucesso.

    Foto de Capa: Borussia Dortmund

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tiago Silva Ferreira
    Tiago Silva Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
    O Tiago é uma pessoa que adora desporto, em especial futebol. Tendo praticado andebol e basquetebol, viu que o seu grande talento era a Playstation e por aí ficou! Adora o ciclismo.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.