Escrete: Um olhar sobre a convocação

     Goleiros

    Alisson (Roma-ITA): Titular de Tite, o goleiro está atualmente na reserva da Roma. É sempre complicado termos um goleiro titular que sequer não é titular da sua equipe. Para o seu lugar convocaria o goleiro Diego Alves do Valência-ESP.

    Weverton (Atlético-PR): Goleiro titular do Brasil na conquista do inédito ouro olímpico. O arqueiro do Furacão aproveitou a oportunidade que teve nos Jogos e desde então sempre foi convocado por Tite. Suas atuações fazem por merecer a seleção.

    Ederson (Benfica): O goleiro do Benfica é uma das grandes novidades da lista de Tite. Ederson vive a sua melhor temporada na Europa e é cogitado em outros gigantes clubes europeus para a próxima temporada. Sua convocação é merecida e no momento deve ficar como terceiro goleiro da seleção. Ederson possui o passaporte Luso, ou seja, poderá ser convocado também para a seleção portuguesa. Porém, se entrar em algum jogo oficial da seleção brasileira ele estará vinculado, em definitivo, à nossa seleção.

     

    Laterais

    Dani Alves (Juventus-ITA): O lateral baiano ainda é o titular indiscutível da seleção brasileira. Após o fim do reinado de Cafú, Dani Alves assumiu a camisa 2 e promete ficar – pelo menos – até o final da Copa do Mundo na Rússia.

    Fagner (Corinthians): Em todas as convocações existem os jogadores de confiança do treinador e o lateral direito corintiano é um deles. Porém, Fagner não está rendendo bem em seu clube e a sua convocação é muito discutida. Para o seu lugar convocaria o lateral – mas que também atua de volante – Fabinho do Mônaco-FRA. Mariano do Sevilha-ESP também está fazendo por merecer uma chance na seleção.

    Marcelo (Real Madrid-ESP): O Marcelo está para a lateral esquerda da seleção, assim como está o Dani Alves na lateral direita. Embora tenha ficado de fora de algumas convocações na época do Dunga, o lateral merengue é o melhor lateral esquerdo do Brasil.

    Filipe Luís (Atlético de Madrid-ESP): Acredito que o Alex Sandro da Juventus-ITA esteja em melhor fase que o lateral do time de Madrid. Porém, sua convocação não surpreende pois, taticamente, é um jogador que dá mais equilíbrio na defesa do que o jogador da Juve.

     

    Zagueiros

    Marquinhos (PSG-FRA): É o mais jovem zagueiro convocado. Tem feito uma boa temporada no PSG-FRA. Porém, em jogo decisivo na UCL – contra o Barcelona – foi muito mal.

    Thiago Silva (PSG-FRA): Thiago Silva foi um dos jogadores que disputaram a Copa no Brasil e que ficaram com uma marca negativa, apesar de não ter disputado “aquele jogo”. Após um tempo afastado da seleção, o zagueiro retorna para tentar mostrar que ainda tem valor. Assim como o Marquinhos, foi muito mal no jogo contra o Barcelona na UCL.

    Miranda (Inter-ITA): O zagueiro da Inter de Milão vem atuando bem desde a época em que jogou no Atlético de Madrid, onde merecia ter sido convocado para a disputa da Copa do Mundo. Convocação merecida.

    Gil (Shandong Luneng-CHN): Todo jogador que atua na China sabe que, dificilmente, será lembrado para a seleção do seu país, pelo menos para as principais seleções. Porém, o ex-zagueiro do Corinthians é um dos homens de confiança de Tite e sua convocação é sempre quase certa. Acredito que os zagueiros David Luís do Chelsea-ING, Felipe do Porto e o Geromel do Grêmio estejam em melhor fase que o Gil.

    Neymar continua sendo a maior estrela do futebol brasileiro Fonte: Globoesporte.com
    Neymar continua sendo a maior estrela do futebol brasileiro
    Fonte: Globoesporte.com

    Meio de Campo

    Casemiro (Real Madrid-ESP): Um jogador estrangeiro que não é “badalado” para conseguir ser titular do Real Madrid tem que jogar muita bola. Esse é o caso do volante Casemiro que, desde que voltou do Porto, tem sido peça fundamental do meio de campo merengue. Quando não atua, a equipe sente um desequilíbrio no setor.

    Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHN): Após uma passagem apagada pelo Tottenham-ING, o volante parece ter reencontrado seu futebol na China. Porém, todo cuidado quando se fala em jogar um bom futebol no país asiático. Quando foi acionado na seleção, durante a “era Tite”, correspondeu.

    Fernandinho (Manchester City-ING): Jogador funcional dentro da seleção. Obedece bem à questão tática que o Tite exige. Porém, acredito que o meio campista Tchê Tchê do Palmeiras merece uma chance na seleção no seu lugar.

    Giuliano (Zenit-RUS): Giuliano vive seu melhor momento no futebol russo. Titular absoluto do Zenit, o jogador vem evoluindo e amadurecendo o seu futebol. Tem boa presença no ataque e compõe bem o sistema defensivo. Convocação merecida.

    Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN): O ex-jogador do Corinthians tem a confiança do técnico Tite a sua liderança em campo nos Jogos Olímpicos fortaleceu ainda mais essa relação. Tem atuado na seleção em posição diferente do que jogou durante a sua carreira. Com função um pouco mais defensiva, Renato Augusto ainda deve permanecer por um bom tempo na seleção canarinho.

    Diego (Flamengo):  A convocação do maestro do Mengão era a mais esperada de todas. Diego vem atuando de maneira incrível desde que voltou da Europa. Tite seguiu a coerência e o convocou no lugar do ex-selecionável Lucas Lima do Santos, que caiu de rendimento nos últimos meses.

    Philippe Coutinho (Liverpool-ING): A jóia das divisões de base do Vasco se encontrou na Inglaterra, após passagens discretas em Itália e em Espanha. Vem evoluindo ao longo das temporadas e sua convocação é merecida.

    Willian (Chelsea-ING): O jogador do Chelsea preenche bem o lado direito ofensivo da seleção. Não tem lugar cativo nos onze iniciais, mas luta para continuar na lista do técnico Tite.

     

    Atacantes

    Diego Souza (Sport): Sempre que é convocado algum jogador fora do eixo sul-sudeste é sempre uma surpresa (surpresa boa). A convocação do Diego Souza mostra que o treinador da seleção está atento a outros centros do país. O atacante do Leão surpreende e muitos já davam que o jogador não teria mais nada para aspirar no futebol.

    Neymar (Barcelona-ESP): Não tem o que falar sobre a sua convocação. Melhor jogador brasileiro na atualidade.

    Dudu (Palmeiras): Dudu foi convocado após o corte do atacante Douglas Costa do Bayern de Munique-ALE. O atacante palmeirense já havia feito um grande campeonato brasileiro e manteve o mesmo nível no início da atual temporada. Convocação merecida, mas o jogador terá que mostrar trabalho pois para a sua posição existem outros jogadores muito qualificados.

    Roberto Firmino (Liverpool-ING): O “Safadão” brasileiro é superestimado na seleção brasileira. Talvez a sua principal qualidade para ser convocado seja a idade, pois é jovem. Porém, o Brasil possui outros atacantes que atuam dentro da área mais mortais para fazer o gol. Fred (Atlético Mineiro), Gabriel Jesus (Manchester City-ING) e o Ricardo Goulart (Guangzhou Evergrande-CHN) são alguns exemplos que poderiam substituir o atacante do Liverpool. Apenas faço a observação de que o Jesus não foi convocado por estar lesionado, porém, provavelmente, a sua convocação se daria no lugar do Diego Souza.

     Foto de capa: ESPN

    Artigo revisto por: Diana Martins

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    César Mayrinck
    César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
    Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.