Força dos Números: Meias da ‘Champions’

    JOGADORES

    auto-golos

    Fernando desvia o cruzamento de Bale para a própria baliza Fonte: DailyMail
    Fernando desvia o cruzamento de Bale para a própria baliza
    Fonte: DailyMail

    Os quartos-de-final da Champions (dobro do jogos) tiveram, contando já com esta edição, tantos auto-golos como as meias-finais.

    O Barcelona foi, a par do Real Madrid, quem mais beneficiou do azar alheio. Em 1999/00, Pellegrino, ao serviço do Valência (primeiro auto-golo desta era nesta fase) e em 2001/02, Helguera (que já apareceu, neste capítulo, na força dos números relativa aos quartos-de-final da Champions) ajudaram uns blaugrana que também viriam a ser vítimas do infortúnio – Piqué contribuiu para a passagem do Bayern à final de 2012/13, naquele que viria a ser o penúltimo auto-golo desta fase da Champions, antecedendo o de Fernando (Manchester City) em benefício do Real Madrid.

    No espaço temporal entre a pouca sorte de Pellegrino e Fernando, surgem, para além dos referidos Piqué e Helguera, os nomes de Jeremies (fez um dos golos do Real contra o ‘seu’ Bayern) Zivkovic (marcou a favor do Manchester United, pelo Leverkusen, em 2001/02, ano em que os alemães até chegaram à final), Riise (pelo Liverpool, em 2007/08 marcou um golo do Chelsea)

     

     

    12 expulsões

    Jorge Andrade foi expulso frente ao FC Porto Fonte: GettyImages
    Jorge Andrade foi expulso frente ao FC Porto
    Fonte: GettyImages

    Há uma curiosa tendência de presença portuguesa neste recorde das meias-finais da Champions: Pepe (Real Madrid), Jorge Andrade (Deportivo) e João Pinto (FC Porto) fazem com que Portugal lidere neste capítulo, secundado por Itália – Costacurta (Milan) e Thiago Motta (Inter) -, França – Abidal (Barcelona) e Carotti (Leeds) – e Inglaterra – Alan Smith (Leeds) e John Terry (Chelsea).

    O escocês Darren Fletcher (Manchester United), o grego Zikos (Monaco) e o marroquino Naybet (Deportivo) foram os jogadores que acabaram por ir tomar banho mais cedo em meias-finais da Champions.

     

    130 jogadores e 34 nacionalidades diferentes coloriram o placard

    Figo foi um dos quatro portugueses a marcar em meias-finais da Champions Fonte:  MyLocalPitch.com
    Figo foi um dos quatro portugueses a marcar em meias-finais da Champions
    Fonte: MyLocalPitch.com

    São estes os números dos golos já apontados em meias-finais da Champions.

    34 nacionalidades diferentes, dividida por 130 jogadores, já estiveram registadas na ‘score sheet’, sendo a espanhola a que mais predomina – 22 jogadores do país vizinho já visaram as redes contrárias. Portugal só teve 4 jogadores diferentes a deixar marca – Paulo Sousa (pela Juventus) foi o primeiro, antes de Figo (pelo Real Madrid) , Costinha (pelo… Monaco) e o inevitável Cristiano Ronaldo.

     

    10 golos do melhor marcador

    Quem mais? Fonte: Sports Mole
    Quem mais?
    Fonte: Sports Mole

    Não será surpresa para ninguém – Cristiano Ronaldo é quem mais golos marca nesta fase da competição na era ‘Champions’, com 10 tentos, divididos entre Real Madrid (7) e Manchester United (3). Perto do português, apenas Robert Lewandowski, com 6 (4 pelo Dortmund, 2 pelo Bayern), Litmanen e Del Piero, com 5 (todos pelo Ajax e pela Juventus, respectivamente), embora o italiano tenha necessitado da “ajuda” de duas grandes penalidades, sendo mesmo o jogador que mais castigos máximos converteu nas meias-finais da era Champions (só foram assinaladas 11).

     

    20 jogadores marcaram 2 ou mais golos

    Litmanen bisou duas vezes pelo Ajax Fonte: Pinterest
    Litmanen bisou duas vezes pelo Ajax
    Fonte: Pinterest

    Repetimos: Não será surpresa para ninguém – Cristiano Ronaldo está representado nesta lista, sendo mesmo o único jogador a conseguir marcar dois ou mais golos por duas equipas diferentes (bisou uma vez pelo Manchester United e duas pelo Real Madrid). A igualar o português no número de bis surgem Messi (Barcelona) e Litmanen (Ajax).

    Com ‘apenas’ dois golos num jogo surge um desfile de nomes de luxo: Muller (Bayern), Drogba (Chelsea), Kaká (Milan), Neymar (Barcelona), Rooney (Manhcester United), Anderson (Manchester United), Philip Cocu (PSV), Pipo Inzaghi (Juventus), Juan Sanchez (Valência), Savicevic (Milan), Shevchenko (Dínamo de Kiev), Angulo (Valência), Stoichkov (Bulgária) e o único defesa central nesta lista – Sergio Ramos (Real Madrid).

    ‘Last but not least’: 3 obreiros de feitos incríveis- Olic e Del Piero fizeram um hat-trick por Bayern e Juventus, respectivamente, enquanto Lewandowski assinou um sensacional poker ao serviço do Dortmund, frente ao Real Madrid.

     

    7 jogadores marcaram por equipas diferentes

    Fernando Torres marcou por Liverpool e Chelsea em meias-finais da Champions Fonte:  Daily Mail
    Fernando Torres marcou por Liverpool e Chelsea em meias-finais da Champions
    Fonte: Daily Mail

    Repete-se novamente: Não será surpresa para ninguém – Cristiano Ronaldo também está presente nesta lista, graças aos golos apontados ao serviço de Manchester United e Real Madrid.

    A acompanhar o português, entre os jogadores que marcaram por 2 equipas diferentes em meias-finais da era Champions, surgem, por ordem cronológica do primeiro golo, Shevchenko (Dínamo de Kiev e Milan) Philipp Cocu (marcou por PSV e Barcelona), Morientes (Real Madrid e Monaco) Ji-Sung Park (PSV e Manchester United), Fernando Torres (Liverpool e Chelsea), Lewandowski (Bayern e Dortmund).

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Machado
    Pedro Machado
    Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.