Força dos Números: Meias da ‘Champions’

    GUARDA-REDES

    50 guarda-redes, 16 nacionalidades diferentes

    Vitor Baía foi o único guarda-redes português a marcar presença em meias-finais da Champions Fonte: GettyImages
    Vitor Baía foi o único guarda-redes português a marcar presença em meias-finais da Champions
    Fonte: GettyImages

    Meia centena de guarda-redes já defenderam as redes em toda a história das meias-finais da Champions, divididos por 16 nacionalidades diferentes. A mais representada é a espanhola (novamente) e a alemã, com 9 guarda-redes diferentes a marcar presença entre os postes: Vitor Valdes (Barcelona), Casillas (Real Madrid), Canizares (Valência), Diego Lopez (Real Madrid), Pepe Reina (Liverpool), Cesar Sanchez (Valência),  Molina (Deportivo), Zubizarreta (Barcelona) e Almunia (Arsenal) entre os do país vizinha e Klos (Dortmund), Kahn (Bayern), Neuer (Bayern e Schalke), But (Bayern e Leverkusen), Illgner (Real Madrid), Lehmann (Arsenal), Gospodarek (Bayern), Ter Stegen (Barcelona) e Weidenfeller (Dortmund) entre os germânicos).

    Portugal só teve a representação de um guarda-redes. Vitor Baía, campeão europeu pelo FC Porto, disputou 3 jogos (em 93/94 as meias-finais só se disputavam a uma mão), não sofreu em 2 (na gloriosa campanha de 2003/04, frente ao Depor).

    A previsível titularidade de Subasic, pelo Monaco, na quarta-feira acrescentará um novo guarda-redes e uma nova nacionalidade a esta lista.

     

    14  jogos

    Valdés é recordista de presenças em meias-finais da Champions Fonte: Goal.com
    Valdés é recordista de presenças em meias-finais da Champions
    Fonte: Goal.com

    Casillas, (pelo Real Madrid)  Vitor Valdés (Barcelona) e Van der Sar e(Manchester United e Ajax), respectivamente, são as caras mais familiares entre os postes das balizas em meias-finais da Champions, todos com 14 jogos disputados.

    Em perseguição ao trio, estão, com 12 jogos, Neuer (10 pelo Bayern, 2 pelo Schalke) e Cech (todos pelo Chelsea).

     

    21 golos sofridos

    Neuer sofre um dos 21 tentos encaixados em meias-finais da Champions Fonte: Sports Mole
    Neuer sofre um dos 21 tentos encaixados em meias-finais da Champions
    Fonte: Sports Mole

    Manuel Neuer foi o guarda-redes que mais golos consentiu em meias-finais da Champions. Os 6 golos encaixados ao serviço do Schalke e os 5 que sofreu do Real Madrid enquanto guardião do Bayern são os principais contribuintes para o recorde negativo do alemão.

     

     jogos sem sofrer golos

    Van der Sar brilhou ao serviço doeManchester United e Ajax Fonte: UEFA
    Van der Sar brilhou ao serviço doeManchester United e Ajax
    Fonte: UEFA

    Vitor Valdés (pelo Barcelona) e Edwin Van der Sar (2 pelo Ajax, 4 pelo Manchester United) são os guarda-redes que mais vezes deixaram a sua baliza inviolada em meias finais da Champions.

     Cech (pelo Chelsea), que esteve 5 vezes sem sofrer, e Dida, que deixou as redes do Milan intocáveis por 4 ocasiões, também merecem destaque.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Machado
    Pedro Machado
    Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.