Força dos Números: Meias da ‘Champions’

    ELIMINATÓRIAS

    8 duelos entre equipas do mesmo país

    Drogba festeja, para desespero dos reds Fonte: Zimbio
    Drogba festeja, para desespero dos reds
    Fonte: Zimbio

    O Real Madrid – Atlético será o 9º confronto entre equipas do mesmo país, igualando a Espanha à Inglaterra como o país com mais confrontos entre os “seus” clubes em meias-finais da Champions.

    A primeira disputa aconteceu na época 1999/00, com um Valência-Barcelona, que antecedeu um Barcelona – Real Madrid (2001/02), duelo que se viria a repetir em 2010/11, algo que, porém, não seria inédito, visto que o Chelsea – Liverpool se repetiu por três vezes em meias-finais da Champions (2004/05, 2006/07 e 2007/08).

    A estes duelos acresce um Inter – Milan (2002/03) e um Manchester United – Arsenal (2008/09).

     

    10 recorde de golos numa eliminatória

    Ikpeba (esq) e Edgar Davids (dir) estiveram nas duas mãos da semi-final mais produtiva Fonte: UEFA
    Ikpeba (esq) e Edgar Davids (dir) estiveram nas duas mãos da semi-final com mais golos
    Fonte: UEFA

    Juventus e Monaco vão-se encontrar pela segunda vez na história em meias-finais da Champions. A avaliar pela primeira, temos espetáculo garantido – é que em 1997/98, época do primeiro encontro entre monegascos e turinenses, foi estabelecido um recorde de golos numa eliminatória desta fase da prova. Nada mais nada menos que 10, 5 em cada mão: aos 4-1 em Turim (Del Piero brilhou com um hat-trick e Costinha marcou para o Mónaco), favoráveis à Juve, sucedeu um 3-2, para o Monaco, no Principado.

     

    eliminatórias foram decididas via grandes penalidades

    Neuer nega penalty a Cristiano Ronaldo Fonte: PInterest
    Neuer nega penalty a Cristiano Ronaldo
    Fonte: PInterest

    Em 46 eliminatórias da era Champions, apenas 2 se resolveram da marca dos 11 metros. Ponto comum às duas? José Mourinho.

    Foi preciso esperar até 2006/07 para haver uma decisão por grandes penalidades numa meia-final da Champions. Na altura, Chelsea (de Mourinho e Paulo Ferreira) e Liverpool, depois de duplo 1-0 a favor da equipa da casa, resolveram a passagem à final da marca dos 11 metros, abrindo espaço para o show de Pepe Reina, que garantiu a passagem dos reds à segunda final da Champions em 3 anos, levando Anfield Road ao rubro.

    A outra eliminatória empatada nos 180 minutos regulamentares + 30 de prolongamento (2-1 nas duas mãos para a equipa da casa) foi o Real Madrid – Bayern de 2011/12, onde Neuer brilhou no Santiago Bernabéu, deixando para trás os portugueses Cristiano Ronaldo, Pepe, Fábio Coentrão… e José Mourinho

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Machado
    Pedro Machado
    Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.