Benfica, FC Porto e Sporting podem perfeitamente sonhar com a presença nos oitavos de final da Liga dos Campeões. No sorteio realizado no Mónaco, o campeão nacional, SL Benfica, ficou incluído no grupo C, com Zenit, B. Leverkusen e AS Mónaco. Apesar da qualidade dos três adversários da equipa de Jorge Jesus, a formação encarnada tem todas as possibilidades de seguir em frente. Relativamente à equipa russa, destaque para os regressos de Garay, Neto, Witsel, Javi Garcia, Hulk, Danny e André Villas Boas ao Estádio da Luz; no Leverkusen, salienta-se a vitória, na primeira jornada da Bundesliga, no terreno do B. Dortmund, e para a presença de jogadores como Leno, Bender, Castro e Kiessling; quanto ao AS Mónaco, será o regresso de Leonardo Jardim, João Moutinho, Ricardo Carvalho e Radamel Falcao ao reduto encarnado.

O FC Porto pode ter, à partida, razões para sorrir após o sorteio da Liga dos Campeões. Os portistas ficaram no grupo H, com o Shakhtar de Douglas Costa, Alex Teixeira, Taison e Luiz Adriano, com o At. Bilbau – uma equipa fortíssima a jogar no seu novo estádio e que conta no seu plantel com jogadores como Iker Muniain -, e, ainda, com o BATE Borisov, que ultrapassou o Slovan Bratislava no play-off. Para o Sporting ficou reservado o adversário que se espera mais difícil do sorteio: o Chelsea. Deste modo, será o reencontro de José Mourinho com os leões, num plantel que conta com estrelas como Matic, Ramires, Óscar, Hazard, Fabregas e Diego Costa. O Schalke 04 é o adversário com quem o Sporting, teoricamente, lutará pelo segundo lugar do grupo. As principais figuras da equipa alemã são Howedes, Boateng,  Draxler, Farfán e Huntelaar. O Maribor é, em princípio, a equipa mais fraca do grupo, sendo esta a primeira presença da equipa eslovena na principal prova de clubes da UEFA.

ucl 1
Os oito grupos da edição de 2014/2015 da Liga dos Campeões Europeus
Fonte: Facebook oficial UEFA Champions League

Quanto aos restantes grupos, temos no grupo A um confronto de gigantes, com Atlético de Madrid e Juventus a serem os principais favoritos, fazendo o Olympiacos ver a Liga Europa como o seu destino mais provável, e onde o Malmoe surge como a equipa menos cotada. No Grupo B, surge o campeão europeu Real Madrid, que tem no regressado Liverpool o seu principal adversário. Basileia e o estreante na prova Ludogorets não parecem ter argumentos para discutir o apuramento para os oitavos. No grupo D, o Arsenal e o B. Dortmund reencontram-se e são novamente os grandes favoritos a passarem esta fase. O Galatasaray e o Anderlecht terão, em teoria, na luta pelo terceiro lugar o grande objetivo.

O Grupo E tem tudo para ser considerado o “grupo da morte”. Bayern de Munique e Manchester City são os “tubarões” do grupo, mas é importante não descurar o experiente CSKA e a rejuvenescida AS Roma, que promete baralhar as contas do apuramento. No grupo F, o favorito FC Barcelona volta a encontrar o PSG de Cavani, Lavezzi, Thiago Silva e Ibrahimovic, bem como o ex-campeão europeu Ajax. Os cipriotas do APOEL surgem como a equipa teoricamente mais fraca do grupo.