O regresso da Liga mais competitiva da Europa

    Eliminatórias dos clubes portugueses

    O FC Porto e SL Benfica parecem ter as eliminatórias mais difíceis. Os azuis vão enfrentar os alemães do Bayer Leverkusen, enquanto os vermelhos enfrentarão os ucranianos do Shakhtar Donetsk. Dois adversários de calibre europeu e com muita qualidade nos seus elencos.

    Comecemos pelo Bayer 04 Leverkusen vs FC Porto. Os alemães, orientados por Bosz, caíram da fase de grupos da Liga dos Campeões, atrás da Juventus e do Atlético Madrid e à frente do Lokomotiv de Moscovo. Com principal destaque para a vitória caseira sobre os colchoneros, o conjunto alemão caiu para a Liga Europa e tornou-se imediatamente num candidato ao título.

    Com um modelo de jogo ofensivo e com um onze recheado de talentos, com destaque para Volland e Havertz, o Bayer Leverkusen está a somente seis pontos do primeiro lugar da Bundesliga, o que prova bem a capacidade deste conjunto. Sem dúvida, o adversário mais difícil das equipas portuguesas. No entanto, o estofo do FC Porto poderá marcar a diferença, até porque é uma equipa mais madura e que controla melhor os tempos de jogo. Se o pragmatismo e eficácia estiverem elevados, os dragões poderão contornar a maior superioridade individual do adversário.

    O FC Porto tem o adversário mais difícil das equipas portuguesas
    Fonte: FC Porto

    O FC Shakhtar Donetsk vs SL Benfica também promete ser uma tarefa difícil para a equipa portuguesa. Os tri campeões ucranianos, orientados por Luís Castro, lideram a liga doméstica com um conforto de 14 pontos para o segundo classificado, e ficaram em terceiro lugar num grupo com Atalanta BC e Manchester City FC, que avançaram para a próxima fase, ficando à frente do GNK Dinamo Zagreb.

    Recheados de talento, com Taison, Konoplyanka, Júnior Moraes, Marlos ou Kovalenko, o facto de os ucranianos virem da interrupção do campeonato (não jogam uma partida oficial desde 14 de Dezembro), poderá ser a diferença para o bem ou para o mal. Ou aparecem mais frescos e mais fortes, batendo um Benfica que vem de duas derrotas importantes no seu campeonato e cansado, quer fisicamente, mas, sobretudo, mentalmente, ou aparecem mais “enferrujados” e acabam superados pela maior qualidade e ritmo de jogo do lado do campeão nacional português. De qualquer das formas será sempre uma eliminatória disputada até ao minuto 90 da segunda mão, na Luz.

    Sporting CP e SC Braga têm adversários de nível menos elevado em relação a FC Porto e SL Benfica.

    O The Rangers vs SC Braga promete ser equilibrado e emocionante, mas o hype da equipa portuguesa poderá dar outra confiança à equipa de Amorim. A turma de Steven Gerrard mostrou ao FC Porto na fase de grupos toda a sua qualidade e tem um super matador na frente, de nome Morelos, que já leva 26 golos oficiais. Na primeira mão, em Ibrox, é importante conseguir golos fora e Paulinho, Horta, Galeno, Trincão e companhia têm de se exibir a nível alto, para os bracarenses continuarem o seu sonho europeu.

    O Sporting CP vs Istanbul Basaksehir FK é uma eliminatória ao alcance da equipa de Silas, mas perigosa para a turma do leão. O sucesso europeu (que é, pelo menos, chegar a umas meias finais) depende muito da primeira mão em Alvalade, sendo que jogar a segunda mão fora, poderá ser muito desconfortável, se não levar logo uma vantagem. O Istanbul Basaksehir luta pelo título na Turquia, um campeonato do nível do português, e tem muitos craques nas suas fileiras, como Robinho, Demba Ba, Elia, Crivelli, Skrtel ou Clichy. Equipa muito experiente e com muita qualidade, que promete fazer suar e muito o leão.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Ruben Brêa Marques
    Ruben Brêa Marqueshttp://www.bolanarede.pt
    O Rúben é um verdadeiro apaixonado pelo futebol, sem preferência clubística. Adepto do futebol, admira qualquer estratégia ou modelo de jogo. Seja o tiki taka ou o catenaccio, importante é desfrutar e descodificar os momentos do jogo e as ideias dos técnicos. Para ele, futebol é paixão, trabalho, competência, luta, talento, eficácia, etc. Tudo é possível, não existem justos vencedores ou injustos perdedores, e é isto que torna o futebol um desporto tão bonito.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.