Shakhtar Donetsk: Venham os ucranianos

     

    De resto, dada a velocidade dos seus jogadores, os contra-ataques dos “Mineiros” são feitos através de processos simples, explorando o futebol nas alas e a facilidade com que os seus extremos aparecem nas zonas interiores mais avançadas do terreno.

    Pontos fortes a reter:

    Taison e Bernard são dois dos expoentes máximo não só do próprio clube mas também do futebol ucraniano, onde aguardam pacientemente pelo salto para um colosso europeu.

    – Num 4x4x2 semelhante ao dos Guerreiros do Minho, por vezes a equipa apresenta-se num 4-2-3-1; contudo, a estrutura da equipa está montada há largos anos com jogadores habituados a disputar as competições europeias e com um treinador experiente que faz bem o seu trabalho de casa. Stepanenko, Kucher e um dos ídolos da casa, Srna, são prova disso.

    – A qualidade técnica dos seus jogadores é elevada, permitindo jogadas sistemáticas a um e dois toques, conseguindo chegar à grande área adversária com relativa facilidade e com um futebol vistoso e com um número de oportunidades de golo bastante elevado por jogo.

    – Lesões não tendem a preocupar em demasia esta equipa, dado o leque enorme de jogadores que apresenta, com um plantel, todo ele, de enorme valor e com soluções bastante similares para cada setor da equipa.

    – É uma equipa que continua constantemente à procura do golo e que raramente se dá por vencida; basta vermos o jogo com o Real Madrid, que, a perder por quatro bolas a zero, conseguiu marcar três golos em apenas 12 minutos. Trata-se de algo que exigirá ao Sporting Clube de Braga concentração e não permitirá faltas de passividade nos diferentes momentos do jogo durante as duas mãos.

    Assim como o clube português, os Mineiros sonham com a segunda vitória europeia na sua longa história. Fonte: FC Shakhtar Donetsk
    Assim como o clube português, os Mineiros sonham com a segunda vitória europeia na sua longa história
    Fonte: FC Shakhtar Donetsk

    Lacunas:

    – Os invernos rijos na Ucrânia obrigam a uma grande paragem; a equipa pode não conseguir apresentar-se no seu melhor futebol aquando da próxima eliminatória.

    – Costuma apresentar um grande espaço fornecido entre a defesa e o meio campo, com pouca pressão exercida, deixando as equipas adversárias explanarem o seu jogo.

    – A defesa, embora maioritariamente experiente, procura sair a jogar sistematicamente, arriscando muitas vezes, desnecessariamente, concedendo golos e oportunidades infantis, o que, com uma pressão alta e intensiva pelo clube do Minho, pode explorar as limitações defensivas que o clube de leste apresenta.

    – A falta de intensidade dada a liga que disputam e a lentidão nas transições defensivas, apesar do forte apoio dos extremos aos laterais, pode positivamente aliar-se ao futebol direto que o Braga muitas vezes apresenta, sobretudo nas costas da defesa, queimando várias linhas de passe.

    – Quanto à defesa do Shakhtar, esta também não se apresente sistematicamente em linha, o que, com contínuas faltas de compensação, pode permitir o forte entrosamento que o ataque do Sporting Clube de Braga costuma apresentar.

    O sorteio está decidido e coloca frente a frente um dos possíveis candidatos ao título da presente edição da Liga Europa e um candidato que continua a surpreender e a apresentar um futebol de bastante nível, podendo sonhar com a primeira conquista de um dos maiores eventos futebolísticos da Europa.

    Apesar de ser o adversário mais complicado até agora para o clube português, depois do extasiante resultado frente ao Fenerbahçe, tem tudo para acreditar, e também nós!

    Foto de Capa: FC Shakhtar Donetsk

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Júnior Barroso
    Júnior Barrosohttp://www.bolanarede.pt
    Depois de 11 anos como federado, a tática, a estrutura, e tudo aquilo que envolve o futebol fizeram com que Júnior visse o futebol de uma maneira diferente. Adepto assíduo da Premier League desde os seus seis anos, acredita ainda que a essência do futebol de rua perdurará sempre em detrimento da tática. Considera-se um estudioso do futebol.                                                                                                                                                 O Júnior escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.