Bielsa e o novo projeto do Lille

    Depois de apresentadas as ideias do seu modelo de jogo que é quase como uma forma de viver a vida, quais teses filosóficas a postular, Bielsa também sorriu. Sim. Uma raridade, mas aconteceu. É que, após propor os seus conceitos, acrescentou: “Precisamos igualmente de adversários que o permitam”.

    Já para não falar da “ordem” que recebeu da esposa de que “sorrisse e olhasse as pessoas nos olhos” em jeito, mais uma vez, bem-humorado. Marcelo Bielsa está diferente, está feliz e confiante e sente companhia no pensar o futebol como ele próprio o sente.

    Não é só o líder López que o acompanha, mas também o vice-presidente, Marc Ingla, empresário catalão, e ex-vice-presidente do FC Barcelona, tendo sido, inclusive, candidato nas eleições do clube ‘blaugrana’ em 2010. Luís Campos, português, ex-coordenador de scouting do Real Madrid e coordenador de scouting e desportivo do Mónaco, assume o papel de conselheiro junto do presidente, auxiliando o clube através da sua rede de contactos e conhecimentos vastíssima. “Luís Campos será um elemento muito importante no desenho do nosso plantel”, disse Bielsa.

    Pouco tempo depois da apresentação do técnico, Gerard López foi entrevistado pelo canal do clube, onde contou a história de quando conheceu Bielsa, bem como outros elementos que podem ajudar a perspetivar um projeto que, consolidado, dará que falar.

    “Ele fez-me uma pergunta que nunca nenhum treinador me havia feito. Perguntou-me como eram as pessoas de Lille”. Bielsa é assim, envolve-se muito no treino, no jogo e com os jogadores e quer sentir a mesma dedicação por parte dos adeptos.

    “Partilho da sua ideia de jogo e de equipa e o nosso objetivo, em termos de resultados é terminar no top 5 do campeonato desta primeira época e no top 3 da segunda”, referindo-se aos dois anos de contrato de ‘El Loco’.

    Fonte: Site Oficial do LOSC Lille Legenda: O centro de treinos, em Luchin, Lille, que Marcelo Bielsa tanto elogiou e escolheu para o plantel realizar a pré-época 2017/18 Fonte: LOSC Lille
    Fonte: Site Oficial do LOSC Lille
    Legenda: O centro de treinos, em Luchin, Lille, que Marcelo Bielsa tanto elogiou e escolheu para o plantel realizar a pré-época 2017/18
    Fonte: LOSC Lille

    Bem, eu não sou partidário nem do romantismo nem do pragmatismo dos estilos de jogo das equipas. Encontro maravilha num estilo que garante recordes em termos de resultados, como também em ideias fiéis a um estilo que pode até nem dar, no imediato, tão estonteantes resultados.

    Marcelo Bielsa e Gerard López são os dois grandes aficionados de cinema e vão contracenar neste projeto comum que se chama LOSC Lille.

    Há uma semana, precisamente, Mourinho dizia que “poetas do futebol não ganham títulos” e Bielsa não ganhou muitos até agora, mas quando a filosofia é forte e está na pele desde sempre, como se fosse uma forma de ser, a derrota começa quando se gera a mínima incoerência ou dúvida.

    Essa é a grande vitória de Marcelo Bielsa. A determinação e confiança inabalável num estilo. Esta etapa parece ser diferente de todas as outras anteriores.

    Caro amante do futebol, esteja atento ao Lille 2017/18. Um projeto que emana da cabeça de dois poetas.

    Foto de Capa: Facebook do Lille

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Roger Schmidt: «Eles não criaram chances»

    Roger Schmidt já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Florentino Luís: «Não tivemos o futebol dos últimos jogos»

    Florentino Luís já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Conference League: eis os resultados desta quinta-feira

    A Liga Conferência já não tem treinadores portugueses com...
    Rúben Tavares
    Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
    O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.