Edin Džeko: A breve história de um bom gigante

    Džeko é muito mais do que um mero jogador de futebol e a sua vida fora das quatros linhas tem, ao longo dos anos, merecido a atenção dos amantes do desporto rei. O gigante bósnio é embaixador da UNICEF e é visto com muita frequência em acções desta organização mundial que se dedica exclusivamente às crianças. Džeko visita frequentemente escolas no seu país natal e não consegue esconder a frustração por aquilo que lá se passa. Numa entrevista concedida em 2011 ao Daily Mail, Džeko relatou a forma como tenta passar a sua mensagem e as suas experiências de vida àquelas crianças que também não têm uma vida fácil: “Muitas das escolas estão divididas.

    É como se fossem duas escolas numa só, com bósnios de um lado e croatas do outro.” (…) “Eu vou lá para tentar os persuadir a juntarem-se, porque a guerra gerou ódio e desconfiança (…) Tento mostrar às crianças que o nome deles ou o meu nome não são importantes e que também não é importante se somos Muçulmanos, Cristãos ou Católicos (…) O que lhes tento mostrar é que o mais importante é tornar-mo-nos bons homens e boas mulheres.

    Edin Džeko numa acção de campanha pela igualdade e contra a discriminação ao serviço da UNICEF Fonte: Noticias.BOL
    Edin Džeko numa acção de campanha pela igualdade e contra a discriminação
    ao serviço da UNICEF
    Fonte: Noticias.BOL

    Džeko é conhecido como Diamant, o diamante, na sua terra natal e é visto como um símbolo de união entre os bósnios. Apesar de ter vivido bem de perto o sofrimento de um dos conflitos mais sangrentos do século XX, Džeko apregoa a união entre povos e frequentemente sublinha nas suas intervenções públicas que “não importa se vimos da Croácia, do Gana, da Bósnia ou da Inglaterra, ou que é importante é o ser humano.” Para além de um homem que une credos e religiões no seu país natal, Edin é também conhecido pela sua extrema bondade, embora nunca se vanglorie das suas acções, sendo sobejamente conhecido o episódio de há uns anos, em que ofereceu um Skoda Octavia novo em folha a um taxista na Bósnia, que lhe dava boleia frequentemente quando ele jogava no FK Željezničar.

    Nos dias de hoje, começa a deixar de ser comum encontrar exemplos como os de Edin Džeko, que, para além de ser um atleta de referência, é também um excelente ser humano que não olha a meios para deixar a sua marca em prol da construção de uma Bósnia com um futuro melhor e dotada de ainda melhores seres humanos.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Joel Amorim
    Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
    Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.