Fyodor Smolov: O improvável melhor marcador da Liga Russa

    Na temporada passada, Fyodor partiu para Yekaterimburgo em busca de mais uma aventura na sua ainda não muito longa carreira, para representar o FC Ural em mais um penoso empréstimo da formação moscovita. Contra todas as expectativas, Smolov puxou dos galões e realizou uma época bastante interessante na formação orientada pelo antigo internacional soviético Aleksandr Tarkhanov, tendo apontado oito golos em 24 partidas realizadas a contar para a Liga Russa, o dobro daqueles que havia marcado durante as inúmeras temporadas em que esteve ao serviço do velho gigante moscovita. Smolov encaixou bem no modelo de jogo da equipa e isso trouxe-lhe confiança para voltar a marcar, para dar a marcar e para produzir exibições de bitola elevada.

    Começar do zero no FC Ural de Aleksandr Tarkhanov Fonte: RFPL
    Começar do zero no FC Ural de Aleksandr Tarkhanov
    Fonte: RFPL

    Depois de muito se especular sobre qual seria o seu futuro uma vez terminado o empréstimo à formação do FC Ural, Fyodor Smolov acabou por ser transferido a custo zero para o FC Krasnodar de Oleg Kononov, um treinador altamente experimentado que é conhecido por tirar o melhor rendimento dos seus jogadores, mesmo daqueles casos que aparentam já estar perdidos.

    Smolov talvez não tivesse sido uma primeira escolha da formação da terra dos Cossacos, mas as restrições impostas pelo UEFA Financial Fair Play obrigaram o presidente do clube, Sergey Galitsky, a comprar barato ou se possível a custo zero e o outrora talentoso avançado russo de 25 anos encaixava nesse perfil.

    A aposta foi totalmente ganha e Smolov é agora visto pela crítica como um dos melhores, senão mesmo o melhor avançado a actuar no país e “arrisca” tornar-se no melhor marcador da Liga Russa, algo que nenhum jogador russo consegue desde 2007, quando Roman Pavlyuchenko e Roman Adamov partilharam o prémio após terem apontado 14 golos cada.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Joel Amorim
    Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
    Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.