O perigo dos negócios da China

    Os talentosos, que jogam nas melhores ligas do mundo, orientados pelos melhores treinadores, para um público de muitos milhões de espectadores, escolhem agora mudar-se para campeonatos com menor impacto, menor projecção, mas que tem um plano traçado e muito bem definido para conseguir impor-se no panorama do futebol mundial.

    Só o futuro o dirá, mas o que temo é que a “nossa” Premier, a “nossa” Champions, se mude para a Ásia, e que o melhor futebol do mundo passe a estar, a médio/longo-prazo, a dezenas de milhares de quilómetros de distância, comprometendo assim o relevo histórico e futebolístico que o Velho Continente representa.

     

    Estas podem ser vir a ser imagens nostálgicas, de quando a nata do futebol estava na Europa Fonte: UEFA
    Estas podem ser vir a ser imagens nostálgicas, de quando a nata do futebol estava na Europa
    Fonte: UEFA

    Apesar do perigo que representa para o futebol e para as ligas europeias este erguer do futebol asiátio, terei sempre a esperança de que o romantismo seja devolvido ao futebol, e que os exemplos a seguir sejam aqueles de lealdade, de glória futebolística, de amor pelo desporto e respeito pela “casa” do futebol, que é, e mantenho a esperança que continue a ser, o continente Europeu.

    Foto de capa:Shangai Greenland Shenhuah FC

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Frederico De Távora Pedro
    Frederico De Távora Pedrohttp://www.bolanarede.pt
    Licenciado em Direito, é a ver e a analisar futebol que se sente como um peixe na água. O Benfica corre-lhe nas veias, e apaixonou-se por futebol no dia em que ainda criança entrou pela primeira vez na Velhinha Luz. O futebol europeu é o que mais o atrai, sendo em Inglaterra que semana a semana segue o seu campeonato de eleição: a Premier League.                                                                                                                                                 O Frederico não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.