O regresso de David Vidal aos palcos do futebol

    David Vidal dedica-se a ensinar e, talvez por isso, se auto-intitule “professor”. Se dúvidas restassem, bastaria ouvi-lo a “ensinar” os guarda-redes do CD Guadalajara no primeiro treino à frente do conjunto andaluz, num curto vídeo captado pelo Canal + espanhol. Vidal explicava numa linguagem simples, aos guarda-redes, como deveriam colocar os pitões na chuteiras e como deveriam sair a jogar, nunca para os homens do meio, mas sim pelas laterais, para evitar que a equipa fosse apanhada em contrapé.

    David Vidal numa troca de palavras sincera e amistosa com um adepto do CD Guadalajara à porta do Estadio Pedro Escartín Fonte: A Marca
    David Vidal numa troca de palavras sincera e amistosa com um adepto do CD Guadalajara à porta do Estadio Pedro Escartín
    Fonte: A Marca

    David Vidal: “Estamos viviendo de lo que inventó Cruyff”

    Na semana em que o génio holandês nos deixou, será porventura interessante lembrar a admiração que David Vidal tinha por ele. Numa entrevista à revista Kaiser Football em Dezembro de 2014, o experiente técnico galego lembra a paixão e a mestria de Johan Cruyff e é perentório ao afirmar que todos aprenderam com o génio holandês: “…Cruyff además de haber sido un gran futbolista, fue el entrenador que innovó. Hizo cambios tácticos, hizo movimientos y toques de balón con una triangulaciones en el medio del campo que no era normal y te jugaba con tres delanteros, que aquí eramos todos amarrategui y jugábamos tres atrás al patadón, ya fuera Primera o Segunda. Cruyff claro que es un referente, tenemos que darle a cada uno lo suyo. No hay que ser forofo, hay que ver las cosas con normalidad. Todos hemos aprendido de Cruyff. Fue él el que empezó este sistema, el que inicio lo que se conoce ahora como “Tiki-Taka”. Es un auténtico talento, es una pena que tuviera aquella pequeña enfermedad, porque sino podría seguir entrenando.”

    ***

    O futebol que me fazia ficar acordado até às tantas da noite em tenra idade, com uma chávena de chá preto na mão a assistir aos programas Domingo Desportivo da RTP e ao Estudio Estadio da TVE, é o mesmo que homens como o Johan Cruyff, o David Vidal e o nosso Quinito ajudaram a criar. Esse futebol era especial e foi criado, entre outros, por homens como estes, homens especiais, à frente do seu tempo, homens que, como Quinito (que na passada semana nos deu, a todos, uma valiosa lição de vida), fizeram as coisas “à sua maneira”.

    Foto de capa: La voz de Galicia

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Roger Schmidt: «Eles não criaram chances»

    Roger Schmidt já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Florentino Luís: «Não tivemos o futebol dos últimos jogos»

    Florentino Luís já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Conference League: eis os resultados desta quinta-feira

    A Liga Conferência já não tem treinadores portugueses com...
    Joel Amorim
    Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
    Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.