Oleksandr Zinchenko: Um génio à solta na Basquíria russa

    Zinchenko emana talento e a forma como se movimenta em campo leva-nos a crer que estamos perante um valor seguro do futebol do leste da Europa. Esta temporada, o jovem Oleksandr contribuiu com dois golos e quatro assistências para a campanha, que acabou por ser bem sucedida, do FC Ufa na Liga Russa, mas Zinchenko foi muito mais do que meros números e estatísticas, que servem muitas vezes apenas para encher jornais e para que se avaliem jogadores com base em números e equações matemáticas, que fazem muitas vezes esquecer aquilo que é fundamental, ou seja, a forma como o atleta em causa joga futebol, e nesse departamento Oleksandr é um verdadeiro diamante que apenas necessita de ser polido e trabalhado.

    Numa entrevista recente, o grande nome do futebol ucraniano Andriy Shevchenko não teve dúvidas em afirmar que Zinchenko era um jovem muito talentoso. Sheva não esqueceu, no entanto, de fazer vincar a ideia que, apesar de todo o talento que lhe é inerente, será a forma como ele conduzir a sua carreira profissional que irá ditar o seu futuro. No seu papel como membro da equipa técnica de Fomenko na selecção ucraniana, Shevchenko frisou que lhe compete a si próprio e aos seus colegas ajudar jovens como Zinchenko para que estes possam ter um futuro auspicioso.

    Será interessante lembrar que o médio de 19 anos foi recentemente o responsável por fazer cair um recorde que pertencia precisamente a Andriy Shevchenko na selecção ucraniana, tornando-se o jogador mais jovem de sempre a marcar um golo pela selecção principal do seu país.

    Zinchenko de visita ao Signal Iduna Park (Dortmund) no passado Inverno Fonte: Instagram Oficial de Oleksandr Zinchenko
    Zinchenko de visita ao Signal Iduna Park (Dortmund) no passado Inverno
    Fonte: Instagram Oficial de Oleksandr Zinchenko

    Dotado de um pé esquerdo de “ouro”, Zinchenko é um jogador extremamente versátil e é precisamente essa facilidade de movimentos que lhe permite adaptar-se a diferentes posições no terreno de jogo e assumir funções totalmente díspares nas equipas por onde já passou. O jovem Oleksandr é um médio de ataque de raiz, actuando preferencialmente pela zona central do terreno, mas a referida versatilidade permite-lhe facilmente assumir posições mais descaídas para os flancos, transformando-se assim numa espécie de falso extremo com funções de municiador do ponta-de-lança da equipa.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Joel Amorim
    Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
    Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.