Os 5 treinadores mais subvalorizados do século XXI

    5.


    Christian Streich- Recuemos até ao verão de 1998. A Seleção francesa tinha acabado de vencer o Campeonato do Mundo. Em Espanha, o Real Bétis Balompié batia o recorde de uma transferência, com a contratação de Denílson ao São Paulo. Por cá, por entre a febre da Expo 98, o FC Porto preparava aquela que seria a época do “penta”. Enquanto isso, no sul da Alemanha, um tal de Christian Streich assumia o leme da equipa sub-19 do SC Freiburg.

    Quase 23 anos depois, o mesmo homem continua ligado a um clube que tende a passar despercebido, mas que vai traçando um caminho interessante por entre os treinadores do futebol alemão. Streich é diferente. É conhecido como o “treinador filósofo” e não tem medo apontar falhas a si mesmo e ao desporto que tanto ama. Domina a arte de desconectar da bolha do futebol, de desligar do que não importa, para depois dar o máximo nos treinos e jogos. Incentiva os jogadores a desempenhar um papel ativo em questões sociais e políticas, a ter interesse pela cultura e ver para lá da questão económica do desporto.

    Com esta estratégia, tem conseguido criar grupos coesos e competitivos, mesmo sem grandes estrelas. Para além de manter o SC Freiburg na primeira divisão, ajuda o clube a potenciar vários atletas para voos mais altos. O benfiquista Waldschmidt e Robin Koch (Leeds United) são os nomes mais recentes de uma lista que também tem Caglar Soyuncu, Matthias Ginter, Roman Burki, ou Max Kruse.

     

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Ralf Rangnick é o principal candidato a assumir o Bayern Munique

    Thomas Tuchel vai deixar o Bayern Munique no final...

    Lesão de Enzo Fernández não interfere na Copa América 2024

    Enzo Fernández deve estar fora dos relvados durante cerca...

    Xavi explica porque mudou de ideias e vai ficar no Barcelona

    Joan Laporta e Xavi Hernández estiveram presente numa conferência...

    Laporta: «Tenho prazer de anunciar que Xavi vai continuar a ser o treinador do Barcelona»

    Joan Laporta e Xavi Hernández estiveram presentes numa conferência...
    Vasco Borges
    Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
    Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.