Server Djeparov – O encanto do Mago Uzbeque

    A procura de novas experiências além fronteiras fez com Djeparov solicitasse aos responsáveis do FC Bunyodkor que o cedessem por empréstimo ao FC Seoul em 2010 e foi na capital da Coreia Sul, numa formação comandada pelo português Nelo Vingada, que Djeparov mostrou mais uma vez todo o seu imenso potencial. Numa entrevista concedida à ESPN em 2015, o “astro uzbeque” lembra com saudade os tempos que passou no FC Seoul e lembra também como adorava a liberdade criativa que lhe concedia Nelo Vingada, o que, de certa forma, ajudou à conquista da K-League em 2010.

    Desde então, a carreira de Djeparov teve bastantes contratempos, sobretudo durante a sua passagem pela Arábia Saudita e no seu regresso ao futebol sul-coreano, onde apenas a espaços voltou a ser aquele jogador desequilibrador que havia sido em tempos.

    Djeparov: O Mago Uzbeque Fonte: http://iransportspress.com/
    Djeparov: O Mago Uzbeque
    Fonte: http://iransportspress.com/

    Actualmente ao serviço do Sepahan FC do Irão, por empréstimo dos também iranianos Esteghlal FC, Djeparov não é seguramente aquele brilhante jogador que venceu o título de Futebolista Asiático do Ano em 2008 e 2011, mas não será justo dizer-se, como alguns advogam, que a sua carreira está terminada. Apesar de não estar provavelmente no melhor momento da sua forma física e de não encaixar na perfeição no 4-2-3-1 do Uzbequistão de Samvel Babayan, Djeparov é ainda um jogador de referência e a forma como trata a bola está apenas ao alcance daqueles a quem chamam de “grandes craques”.

    Com 2018 no horizonte, Djeparov olha para a possibilidade do Uzbequistão conseguir finalmente o apuramento para um Campeonato do Mundo de Futebol como uma forma de fechar com chave de ouro uma carreira recheada de grandes momentos, que, porventura, só peca por nunca lhe ter sido dada a oportunidade de representar um qualquer clube do velho continente.

    Foto de Capa: http://interfutbol.uz

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Joel Amorim
    Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
    Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.