Croácia x Espanha: Vice-campeões do mundo defrontam uma Espanha remodelada

    Euro 2020, oitavos de final: segunda-feira, 17h00, 28 de junho de 2021
    ANTEVISÃO: CROÁCIA PROCURA SUPERAR FAVORITISMO ESPANHOL

    As seleções de Croácia e de Espanha irão defrontar-se nos oitavos de final do Euro 2020, alcançando esta fase da competição sem gerar surpresas. A Croácia passou a fase de grupos com os três desfechos possíveis no mesmo número de partidas, enquanto que a Espanha chega de uma goleada no jogo anterior, apesar de não convencer com as suas exibições.

    A CRÓACIA CONTINUA À PROCURA DA FORMA FÍSICA DO MUNDIAL 2018 E A ESPANHA DE MUITA COISA. PORÉM, TU NÃO PRECISAS DE PROCURAR UM LOCAL PARA APOSTAR… É APOSTAR NA BET.PT!

    A seleção espanhola é considerada teoricamente favorita a vencer a eliminatória, mas terá pela frente uma tarefa árdua, frente aos vice-campeões do mundo. Após uma má entrada no Euro 2020, sendo derrotada pela Inglaterra, a Croácia empatou a segunda partida com a equipa revelação da competição, República Checa, e terminou com uma vitória sobre a Escócia por três bolas a uma. Espanha empatou as primeiras duas partidas na presente edição da prova, mas no último jogo da fase de grupos goleou a Eslováquia por cinco bolas a zero.

    As duas seleções defrontaram-se no Campeonato de Europa, no encontro referente à fase de grupos, com a Croácia a sair vencedora, por duas bolas a uma. Nessa partida, Morata marcou para “La Furia Roja”, Kalinić empatou a partida, e a reviravolta foi consumada por Perišić, que será a grande baixa na seleção croata, após ter testado positivo para a Covid-19.

     

    10 DADOS RÁPIDOS
    1. No confronto histórico, Espanha parte em vantagem, com quatro vitórias, sendo que a Croácia apenas venceu por duas ocasiões.
    2. Na última vez que estas duas seleções se defrontaram, a Croácia venceu por três bolas a duas, em 2018, num encontro a contar para a Liga das Nações.
    3. O resultado mais avultado entre as duas seleções terminou com uma vitória da seleção espanhola por seis bolas a zero, também para a Liga das Nações em 2018.
    4. É a terceira vez na História que Croácia e Espanha se encontram na fase final de um Campeonato de Europa (aconteceu em 2012 e em 2016).
    5. Espanha e Croácia apuraram-se para os oitavos de final através da segunda posição nos respetivos grupos.
    6. Nos Campeonatos de Europa de 2008 e de 2012, edições em que a Espanha se sagrou campeã, chegou à fase a eliminar invicta, tal como aconteceu na presente edição da competição.
    7. Espanha não perde há 11 jogos consecutivos.
    8. A seleção croata perdeu dois dos últimos cinco encontros, empatando o mesmo número de vezes, e venceu o encontro anterior frente à Escócia.
    9. No Euro 2016, Croácia e Espanha foram eliminadas nos oitavos de final.
    10. Nas sete ocasiões em que as duas seleções se defrontaram, apenas um dos encontros terminou sem golos.

     

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Luka Modrić (Croácia) – É o capitão da seleção croata e também é considerado por muitos o maior futebolista de sempre do país. Aos 35 anos, o médio que já venceu a Bola de Ouro em 2018, continua a espalhar a sua magia nos relvados, sendo o maestro da Croácia. Foi titular nos três jogos da sua equipa na competição e até marcou na vitória frente à Escócia.

    Para além de ser o jogador com mais internacionalizações pela Croácia, é também o futebolista croata mais novo e, simultaneamente, o mais velho a marcar pelo seu país numa fase final de um Campeonato de Europa.

    Aymeric Laporte (Espanha) – Foi uma novidade na convocatória de Luis Enrique, pois, apesar da sua enorme qualidade, nunca tinha atuado pela seleção espanhola, devido à sua nacionalidade repartida com França. Com a retirada de Piqué da seleção e com a ausência de Sergio Ramos, Espanha necessitava de um novo defesa central de classe mundial; e eis que surge Laporte.

    O defesa central do Manchester City FC foi titular nas três partidas disputadas pela “La Furia Roja”, no Euro 2020, e é também um dos principais responsáveis pelo ótimo registo defensivo na prova, com apenas um golo sofrido.

     

    XI’S PROVÁVEIS

    Croácia: Livaković; Vrsaljko; Vida; Ćaleta-Car; Gvardiol; Brozović; Kovačić; Modrić; Vlašić; Petković; Rebić

    Treinador: Zlatko Dalić

    “Vamos enfrentar uma equipa com qualidade, mas não creio que sejam superiores a nós. Respeito muito a equipa e o seu treinador; podem controlar muito o jogo, mas não somos inferiores a eles em nada”.

    Espanha: Simón; Azpilicueta; Pau Torres; Laporte; Alba; Busquets; Pedri; Koke; Sarabia; Morata; Gerard Moreno

    Treinador: Luis Henrique

    “Modrić e Kovačić são os jogadores mais talentosos da Croácia. Modrić muda um pouco de posição quando joga na Croácia. Mas quanto menos tocar na bola melhor”.

     

    PREVISÃO DO RESULTADO: CROÁCIA 2-1 ESPANHA

     

    Artigo revisto por Andreia Custódio

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Mimoso Ferreira
    Diogo Mimoso Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
    Adepto desde muito jovem de bom futebol disputado dentro das 4 linhas, desde o Tiki-taka ao catenaccio. Saiu do litoral e estuda na Beira interior, tentando cumprir o seu sonho desde criança: Comentar e analisar futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.