Copa América Centenário: O que esperar? (Parte II)

    Cabeçalho Futebol Internacional

    Argentina

    A Argentina vai-se apresentar na máxima força. Uma equipa bastante experiente com média de idades entre os 27 e 28 anos. O treinador Tata Martino não facilitou nas escolhas e vai levar os melhores para conseguir a 15ª CA, título que foge à Argentina desde 1993. Depois do 2º lugar alcançado no Mundial de 2014, a Argentina mudou de selecionador. Embora, os resultados não sejam assim tão esclarecedores, apenas perdeu 1 dos últimos 10 jogos, tendo conseguido 5 vitórias e 4 empates. Os 11 jogadores mais utilizados por Martino no apuramento para o Mundial de 2018 estarão presentes na CA. Ótimo para manter as rotinas de jogo e o entrosamento desejado para vencer. Ainda que o incontornável Messi (Barcelona) não tenha feito parte desses 11 jogadores mais utilizados, a Argentina tem muito por que sorrir. O elenco é de luxo: Romero (Man. Utd); os laterias Mercado (River) e Rojo (Man. Utd); Otamendi (Man. City) e Funes Mori (Everton); Banega (Sevilha), Biglia (Lazio) e Mascherano (Barcelona); mais os avançados Di Maria (PSG), Lavezzi (China Fortune) e Higuaín (Nápoles). Se juntarmos Pastore (PSG), Fernández (Atl. Madrid), Gaitán (Benfica), Lamela (Tottenham) e Aguero (Man. City) temos uma incontestável e mais que temível equipa de reis da bola. Esta seleção não pode ambicionar menos que a faixa de Campeão. É o mais sério candidato ao título. Dos 23, 17 jogam ao mais alto nível na Europa e tem 5/6 campeões nacionais, tem campeões de Taças Nacionais e da Europa. Se há oportunidade para voltar a conquistar a CA, é esta! No entanto, as últimas informações sobre a Argentina são reais ameaças a esta possibilidade. A mais recente se prende com a lesão contraída pelo astro da equipa – Messi – no último jogo de preparação frente às Honduras. Tudo leva a indicar que se recuperará rapidamente, mas não sabemos para quando o regresso e o quanto afetará o seu desempenho. A outra notícia é a mais preocupante, pois a Federação Argentina ameça não participar da CA devido ao um caso de investigação e suspensão, de 90 dias, interposta pelo Governo Federal a uma eventual corrupção dentro da Associação de Futebol Argentina (AFA). A acontecer, seria decepcionante para os amantes do futebol argentino.

    Será que Messi estará lesionado na Copa América? Fonte: AFA
    Será que Messi estará lesionado na Copa América?
    Fonte: AFA

    As armas são a qualidade técnica individual da equipa, as inúmeras soluções ou quantidade de jogadores de classe presentes e a capacidade ofensiva que apresentam os seus jogadores em marcar golos – mais de 130 golos esta época: Di Maria (15), Messi (41), Aguero (29), Higuain (38) e Lamela (11). As fragilidades poderão ser o fato de ter muitos jogadores de qualidade no banco, que poderão criar alguns conflitos internos por não jogarem o desejado e o cansaço acumulado dos 11 jogadores mais utilizados: 30.685 minutos jogados ao longo da época. Uma média de 2.790 minutos por jogador. as Figuras: Messi / Di Maria / Higuaín / Aguero As Promessas: Matías Kranevitter (22) / Erik Lamela (24) Prognóstico Final: 1º Lugar

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Paulo Sousa
    Paulo Sousahttp://www.bolanarede.pt
    Um português residente no Brasil. Vive com intensidade e aprendeu a não ter medo de escolher. Ama e trabalha com o Futebol, que colide com alguns dos seus valores morais. Futebolísticamente interessa-se por assuntos polémicos e desmistificar ideias não sustentadas em fatos. Inconformado, contagia-se pelos porquês que o levam a amadurecer.                                                                                                                                                 O Paulo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.