Revista do Euro’2016: Irlanda do Norte

    O TREINADOR

    Michael O’Neill é muito acarinhado pelos adeptos Fonte: SkySports
    Michael O’Neill é muito acarinhado pelos adeptos
    Fonte: SkySports

    Michael O’Neill assumiu o cargo de seleccionador norte-irlandês em finais de 2011, na ressaca de uma qualificação pobre para o Euro 2012. Não fez melhor, depois, no apuramento para o Mundial de 2014, mas tem muito crédito entre os norte-irlandeses, conforme comprova o facto de estar entre a melhor equipa técnica de sempre (como assistente de Billy Bingham) para os adeptos, numa eleição levada a equipa pela Federação Irlandesa de Futebol.

    Em termos de selecções, esta é a primeira experiência do treinador de 46 anos, depois de ter vencido dois campeonatos e um Taça ao serviço do Shamrock Rovers.

    Tacticamente, dá primazia ao sobrepovoamento do meio-campo para condicionar a estratégia adversária, colocando a sua equipa a jogar, habitualmente, num 4x5x1 muito compacto. Muitas vezes, o futebol praticado não é bonito, mas é bastante eficaz para os seus intentos, e esses são bastante ambiciosos – já disse que a Irlanda do Norte pode ser o Leicester deste Euro.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Machado
    Pedro Machado
    Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.