A história de Portugal nos Mundiais

    Mundial de 2010 – África do Sul

    Fonte: FIFA

    Luiz Felipe Scolari foi para o Chelsea em 2008 e seria substituído por Carlos Queirós. O treinador bicampeão mundial de juniores chegou a uma selecção com a fasquia muito elevada e que mostrou dificuldades para conseguir o apuramento para aquele que seria o primeiro campeonato do mundo disputado em solo africano. Ficando em segundo lugar na fase de qualificação atrás da Dinamarca, Portugal teve de eliminar a Bósnia no play-off para garantir uma das 32 vagas disponíveis para a competição.

    Numa altura em o futebol português escasseava em jovens talentos, Portugal apresentou-se na África do Sul com uma equipa experiente, seja com jogadores já com vários anos de quinas ao peito, ou com outros que eram apostas mais recentes como Eduardo, Duda, Pedro Mendes e Danny. O principal destaque foi para a presença de Liedson, que garantiu uma vaga na selecção nacional após conseguir obter a nacionalidade portuguesa. Pepe também recuperou de uma rotura de ligamentos em tempo record para marcar presença entre os 23 escolhidos. Em contrapartida, Nani lesionou-se já na África do Sul e seria substituído por Rúben Amorim.

    O estágio de preparação ficaria marcado por confrontos entre Carlos Queirós e os técnicos do controlo anti-doping que fizeram análises aos jogadores, conflito que custaria o cargo ao então seleccionador nacional já depois da competição.

    Entretanto no Mundial, a goleada por 7-0 sobre a Coreia do Norte “apagou” os nulos e exibições discretas contra a Costa do Marfim e o Brasil, conseguindo assim o apuramento no segundo lugar do grupo. Calhou-nos a campeã europeia Espanha nos oitavos-de-final, num jogo onde o guarda-redes Eduardo foi segurando o nulo até onde pôde, até que um fora-de-jogo milimétrico de David Villa pôs fim à estadia portuguesa em África.

    As polémicas de Carlos Queirós com os técnicos de controlo anti-dopagem e também com alguns jogadores durante a competição como Ronaldo e Deco, acabaram por fazer com que este deixasse a selecção após o Mundial onde ficaram à quem das expectativas.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Roger Schmidt: «Eles não criaram chances»

    Roger Schmidt já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Florentino Luís: «Não tivemos o futebol dos últimos jogos»

    Florentino Luís já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Conference League: eis os resultados desta quinta-feira

    A Liga Conferência já não tem treinadores portugueses com...
    Tiago Serrano
    Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
    O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.