Estará na hora de passar o testemunho?

    Há uns anos atrás, com o investimento da FPF nas camadas jovens da selecção nacional, esta começou a ter uma maior preocupação com a evolução dos nossos jovens atletas e com isso, os treinadores das selecções jovens começaram a meter as suas equipas a praticarem um futebol positivo, que permita aos jogadores recriarem-se com a bola nos pés e explorarem as suas potencialidades.

    E o que se viu neste Mundial foi jogadores como Bernardo Silva e Gonçalo Guedes a não encaixarem no modelo “ultracongelado” de Fernando Santos. E isto não acontece por falta de qualidade dos jogadores, acontece simplesmente porque o modelo não os favorece, não explora as suas potencialidades.

    E agora que acabámos de acolher a geração que se sagrou vice-campeã europeia de sub-21 em 2015, acho que esta era a melhor altura para Fernando Santos passar o testemunho. E passa-lo a quem? Na minha opinião, não existe ninguém mais indicado do que Rui Jorge.

    O actual seleccionador de sub-21 está identificado com o processo e a identidade levada a cabo pelas selecções jovens e conhece a geração de jogadores que estão na calha para chegaram à selecção A. Para além do mais, é um treinador que já assumiu publicamente que não se contenta em simplesmente, ganhar. Procura sempre ganhar, jogando sempre um futebol positivo e agradável para os adeptos.

    João Mário tem sido uma miragem daquele que se mostrou no Sporting CP e no Europeu
    Fonte: Selecções de Portugal

    Para além do mais, a aposta num seleccionador já identificado com o processo encabeçado pela federação começa a ser uma aposta comum em vários países. Joachim Low era o adjunto de Jurgen Klinsmann na selecção alemã e quando assumiu o barco após o Mundial de 2006, implementou um modelo que tem vindo a ser renovado ao longo dos anos e que tem tido sucesso no futebol mundial (apesar da prestação decepcionante na Rússia). E esse modelo tem começado a ser adoptado noutras selecções. A Federação espanhola apostou em Julen Lopetegui após este ter sido campeão europeu em sub-19 e sub-21. A Federação inglesa apostou em Gareth Southgate após dois anos na selecção de sub-21. E como tal, acho que esta era a altura certa para passar o testemunho a Rui Jorge.

    Com certeza que muitos adeptos (pelos quais tenho o máximo respeito e compreensão) defendem a continuidade de Fernando Santos por este ainda ter crédito com a conquista do Europeu, mas eu cá contrario: é exactamente pelo Sr Engenheiro ainda ter crédito que considero que esta é a melhor altura para ele colocar o seu lugar à disposição. Porque caso saia agora, ainda sai por uma porta grande. Mas se ele não deixar o seu conservadorismo de lado e se mantiver fiel ao seu modelo de jogo “ultracongelado”, esse cenário pode mudar de figura após o próximo Europeu.

    Como tal, fico eternamente grato a Fernando Santos por nos ter levado ao topo ao futebol europeu, mas não o quero ver a “queimar” uma das gerações mais talentosas do futebol português.

    Foto de Capa: UEFA

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tiago Serrano
    Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
    O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.