O que se segue para Portugal: A defesa

    Ou seja, a dupla de centrais do próximo Mundial poderá ser a mesma deste Europeu, caso Fonte e Pepe mantenham a forma e a capacidade competitiva. Os suplentes, porém, não deverão ser os mesmos. Bruno Alves terá 36 anos e, apesar de fazer bom balneário, não terá “rodagem” para jogar ao mais alto nível… ao contrário de Daniel Carriço, que deverá estar no auge da carreira, depois de três Ligas Europas sucessivas ao serviço de um Sevilha cuja defesa comandou com autoridade, podendo disputar a titularidade com um Pepe ou José Fonte. Rùben Semedo ainda não é um nome unânime, mas com o avolumar da experiência, poderá tornar-se num dos esteios da defesa nacional, porém, deverá ser outro central do Sporting a ser solução no curto-médio prazo –  Paulo Oliveira, que, pela idade (24 anos), experiência, serenidade e capacidade de antecipação, pode agarrar um lugar no centro da defesa nacional.

    Nas laterais defensivas, é previsível que Cédric mantenha a titularidade no lado direito, caso o modelo de jogo contemple uma postura mais expectante. Porém, caso Portugal tenha de assumir o jogo, o lateral do Southampton pode ser preterido por dois jovens com enorme balanceamento ofensivo e com grande período de aprendizagem até à próxima competição: Nélson Semedo e João Cancelo. Será preciso melhorar a nível defensivo, mas ambos os jogadores serão alternativas viáveis caso a ordem seja a de tomar iniciativa. Caso contrário, André Almeida é um faz-tudo que encaixaria perfeitamente na estratégia de contenção. Ricardo Esgaio também seria tido em conta

    Raphael Guerreiro é o futuro da ala esquerda da selecção Fonte: Facebook de Rapahel Guerreiro
    Raphael Guerreiro é o futuro da ala esquerda da selecção
    Fonte: Facebook de Rapahel Guerreiro

    No lado esquerdo, tanto o futebolista do Benfica como o do Sporting podem fazer uma “perninha”, mas Raphael Guerreiro parece ter tomado conta do lugar neste Europeu, figurando, inclusivé, no onze ideal da UEFA. Caso mantenha a competitividade, o que é expectável, deverá ser o dono do lugar por muito tempo, fruto da sua tenra idade (22 anos). Espera-se, claro, que tenha a concorrência de Fábio Coentrão, mas o lateral do Real poderá ser utilizado no meio-campo. A espreitar uma oportunidade estarão Rafa Soares, que tem deixado excelentes indicações tanto nos sub21 como no Porto B e na Académica.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Machado
    Pedro Machado
    Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.