Revista do Euro’2016: Portugal

    O PONTO FORTE

    Acho que o principal ponto forte da nossa equipa pode ser a segurança e experiência da espinha dorsal da nossa equipa. Se olharmos atentamente para o percurso recente dos nossos jogadores, vemos que não existe ninguém claramente inexperiente, à exceção de Renato Sanches. Rui Patrício já leva muitos anos de Sporting e uma mão cheia deles como titular na seleção nacional; todos os nossos centrais são trintões, com bastante experiência em campeonatos estrangeiros e grandes competições internacionais, de clubes ou seleções. Na ala direita, temos dois laterais que atuam em campeonatos exigentes como o alemão e o inglês, enquanto na esquerda temos um lateral que foi campeão em Portugal e outro bastante mais jovem, mas com muitos minutos de campeonato francês nas pernas e já seguido por vários tubarões do futebol europeu.

    No ataque, Nani, Ronaldo e Quaresma também são atletas tremendamente experientes ao mais alto nível, que estão habituados a altos níveis de exigência constante. E mesmo no meio campo, onde vemos a média de idades mais jovem, verificamos que três são titularíssimos do Sporting. Danilo foi um dos poucos jogadores a fazer uma época positiva no FC Porto e Renato Sanches é a nova “coqueluche” do futebol nacional, tendo protagonizado uma transferência “milionária” para o Bayern Munique. André Gomes, apesar de jovem, já dá cartas em Espanha, no Valência, aspirando fortemente a outros voos já no próximo defeso. Já no que toca a João Moutinho, destoa um pouco em relação aos colegas, dado que já faz parte do núcleo duro da seleção desde há algumas campanhas. Apesar de ser o setor mais jovem, é fácil comprovar que o nosso meio campo não é formado por “meninos”, mas sim por homens de barba rija que sabem a elevada exigência a que vão estar sujeitos. Penso que este capital de experiência pode trazer consistência em momentos chave do torneio, onde a capacidade psicológica seja um fator decisivo, o que será muito importante para Portugal.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Janeiro Oliveira
    Diogo Janeiro Oliveira
    Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.