Yerry é uma Mina de golos

    O defesa mostra ser fortíssimo nas alturas quer à frente, quer a defender. Para além de ter altura, junta uma capacidade de impulsão notável que já lhe permitiu ganhar mais de 60% dos duelos aéreos nos últimos dois jogos na Colômbia. Na saída para o ataque, os colombianos optam pela posse da bola e Mina nesse aspeto é muito seguro, com mais de 80% de passes a chegar ao sítio certo. Para o jogador, “o plano do treinador” funcionou. O que é certo é que Yerry Mina já faz parte desse plano que inicialmente não constava.

    É com o que “estiver mais à mão” que Yerry Mina ganhou mais um duelo aéreo neste Mundial 2018
    Fonte: FIFA

    Vindo de uma família cujo pai e tio eram guarda-redes, Yerry Mina também queria jogar futebol, mas foi aconselhado por estes a escolher outra posição. Não hesitou e… temos “centralão”. Formado no clube do seu país natal, o Deportivo Pasto, chegou cedo à equipa principal com 18 anos, em 2013. No ano seguinte, já tinha despertado o interesse do Indepiendente Santa Fe, clube onde realizou mais jogos (67) e em 2015 conquistou o título nacional e a Taça Sudamericana.

    Deu o salto no futebol latino indo para o Palmeiras, no Brasil, onde venceu o Brasileirão no ano seguinte. Em janeiro de 2017 chegou ao Barcelona a troco de cerca de 12 milhões de euros. Marcou golos em todos clubes que passou, exceto em Espanha, onde só jogou 377 minutos, espalhados por seis partidas, quatro destas a titular durante 90 minutos.

    As exibições de Yerry Mina já lhe valeram um prémio de melhor jogador em campo neste Mundial. É um dos seis jogadores do Barcelona a receber a distinção
    Fonte: FIFA

    Há de facto muitas estrelas na Catalunha, em todo o terreno, mas Yerry Mina é o único defesa do Barcelona que recebeu o prémio de melhor jogador em campo neste Campeonato do Mundo. Como pode verificar na mescla de imagens acima, Messi, Suárez, Philippe Coutinho e Paulinho foram os outros a sobressair ao serviço das suas seleções.

    Com isto, onde estarão Piqué e Umtiti? Temos uma aposta de futuro dos catalães a dar bons indicadores?

    Foto de Capa: FIFA

    Artigo revisto por: Jorge Neves

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Francisco Correia
    Francisco Correiahttp://www.bolanarede.pt
    Desde os galácticos do Real Madrid, do grandioso Barcelona de Rijkaard e Guardiola, e ainda a conquista da Liga dos Campeões do Porto de Mourinho em 2004, o Francisco tem o talento de meter bola em tudo o que é conversa, apesar de saber que há muitas mais coisas que importam. As ligas inglesa e alemã são as suas predilectas, mas a sua paixão pelo futebol português ainda é desmedida a par com a rádio. Tem também um Mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.