Taça das Confederações ’17 (Magazine): Alemanha

    Figuras da Selecção

    Joachim Low surpreendeu. Talvez por encarar a prova como uma preparação para o que aí vem, o seleccionador alemão deixou algumas das principais figuras da equipa de fora. Neuer, Ozil e Kroos são alguns exemplos de como a máquina alemã terá de depender de outras forçar para conseguir cumprir os mínimos a que nos tem habituado. Sendo assim, os papéis principais caem em cima de outros nomes. Não estamos tão habituado a ouvir falar deles, mas fazem parte da linhagem iniciada em 2005 aquando do processo de renovação e repensar do futebol alemão.

     

    Timo Werner

    O jogador do RB Leipzig pode afirmar-se como internacional Fonte: Marcadorint
    O jogador do RB Leipzig pode afirmar-se como internacional
    Fonte: Marcadorint

    Nascido, criado e formado em Estugarda, o gaiato de 21 anos faz a sua estreia em provas FIFA com a camisola da mannschaft na Rússia. Low é conhecido por apostar na juventude desde que esta apresente qualidade que lhe garanta resultados, como a conquista do Mundial 2014 que será abordada mais à frente. Fê-lo com Thomas Muller e agora fá-lo com Werner. Em 31 jogos feitos esta temporada, o avançado alemão apontou 20 golos ao serviço do surpreendente RB Leipzig, equipa sensação que terminou em segundo lugar na Bundesliga. Boa parta do sucesso deve-se a este rapaz que em conjunto com Keita e Poulsen fizeram as delícias dos adeptos e encheram as medidas ao seleccionador ao ponto de o convocar. Quase de certeza que será o protagonista na frente de ataque da Alemanha, onde irá dividir esforços com Leroy Sané, do Manchester City, e Sandro Wagner, do Hoffenheim.

    Emre Can

    O alemão de origem turca pode desequilibrar as coisas a favor dos germânicos Fonte: SkySports
    O alemão de origem turca pode desequilibrar as coisas a favor dos germânicos
    Fonte: SkySports

    Tal como Toni Kross, este é mais um dos que foi formado no gigante Bayern de Munique, mas que prosseguiu os estudos no Bayer Leverkusen. O senão, é que Kroos retornou à Baviera para depois rumar a Madrid e Can ficou na equipa da farmacêutica até ir para a cidade dos Beatles. Começou como defesa-central, mas cedo se percebeu que quem saía a jogar daquela maneira tinha capacidade para mais. Quando chega ao Liverpool, Brendan Rodgers adapta-o a médio-centro e as coias não podiam ter corrido melhor. O Liverpool não tinha um médio daqueles, Lucas Leiva assustava a jogar naqueles terrenos e a Alemanha ganhou um novo polivalente. Mais do que bom com a bola nos pés, Can é dos melhores que os germânicos terão para dividir lances de cabeça e tem um pé direito que mete respeito quando remata. Talvez nesta convocatória onde não há Khendira, esta seja a oportunidade para Emre Can mostrar que pode ser o novo 6 da Alemanha.

    Kevin Trapp

    Trapp pode ser um digno sucessor de Neuer Fonte: YouTube
    Trapp pode ser um digno sucessor de Neuer
    Fonte: YouTube

    Kahn, Neuer, Trapp. Parece ser esta a sucessão de guarda-redes na baliza dos campeões do mundo. A vida de guardião na Alemanha não é fácil. Não porque a defesa alemã é má, porque simplesmente não é, mas porque a qualidade dos outros candidatos ao trabalho é tão boa ou melhor. Neuer não foi convocado para a Taça das Confederações, mas tem a titularidade no mundial assegurada, a menos que algo imprevisto aconteça. Assim sendo, Low levou consigo os outros 3 que lhe podem ficar com o lugar no futuro, Leno e Stegen, para além de Trapp. Contudo, Trapp leva vantagem sobre os outros dois. Stegen cometeu alguns erros durante a época e não tem o amor dos fãs do Barcelona. Já Leno é dos mais completos a jogar na Bundesliga, mas a temporada também não foi fácil. Por isso, sobra Trapp. Formado no Kaiserslauten, deu nas vistas quando chegou a Frankfurt. De tal forma que o PSG puxou dos galões e levou-o para Paris. É bom entre os postes e sabe usar os pés, algo que dá muito jeito ao jogo da Alemanha e que o aproxima de duas características também presentes em Neuer.

    A Taça das Confederações é a prova onde todos os campeões e alguns vice-campeões, caso da Itália em 2013, se juntam e abrem as hostilidades no palco que servirá para receber o Campeonato do Mundo. É esse estatuto do de campeã que permite à Alemanha estar na Rússia em 2017.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    João Valente
    João Valentehttp://www.bolanarede.pt
    João Valente é um apaixonado pela arte do futebol. Nascido e criado durante boa parte do tempo em Lisboa, começou a seguir este desporto com uns tenros quatro anos e, desde então, tem sido um namoro interminável. É benfiquista de gema – mas não um que só vê Benfica à frente! É alguém que sabe ser justo quer o Benfica ganhe ou perca e que está cá para salientar os porquês, na sua opinião, dos resultados. Como adepto de futebol que é não segue só a atualidade do futebol português; faz questão também de acompanhar a par e passo o que de mais importante acontece nos principais campeonatos. A conjugar com o seu interesse pelo futebol, e pela malha, desporto que descobriu porque o seu avô era campeão lá na rua, veio a escrita, forma que encontra de expor os seus pensamentos na esperança de um dia se tornar num grande jornalista de desporto, algo que dificilmente acontecerá mas, tudo bem, ele um dia há-de perceber isso.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.