Balanço da atual época da Liga de Basquetebol

    No entanto, existe sempre algumas equipas que ficam um pouco aquém das expectativas criadas no inicio da época, entre as quais o Illiabum Clube, que, na época anterior carimbou a ida ao playoff no último posto possível, sendo eliminado na primeira ronda pelo UD Oliveirense. Apesar de um fim amargo, foi uma época bastante positiva com vários pontos positivos a retirar. Assim, esperava-se talvez um forte reforço do plantel e um início de época mais ambicioso apontando para meio da tabela de playoff.

    A outra grande decepção é a AD Ovarense, equipa histórica no campeonato português, com inúmeras presenças nos playoffs e ainda cinco campeonatos ganhos, encontra-se esta época, depois de várias contratações de internacionais, em 11.º lugar (apesar de ter o mesmo recorde que o 8.º, 9.º e 10.º). O clube não tem vivido uma grande temporada, tendo somado apenas três vitórias na primeira volta. Apesar de tudo, das grandes inconstantes ofensivas e de jogos apagados nos dois lados do campo, a AD Ovarense têm feito o suficiente para ainda estar a disputar a presença nos playoffs, sendo o restante do calendário favorável para tal feito.

    A equipa vive, assim, uma fase feliz com três vitórias consecutivas (incluindo a primeira fora frente a Terceira) e quatro nos últimos cinco jogos. O factor casa é assim favorável para o restante da temporada para a AD Ovarense, contando com a ajuda do seu público e dos jovens ex-jogadores que têm sido a verdadeira arma secreta e motivação para os jogadores conseguirem a vitória.

    As poucas vitórias da formação Vareira têm sido caseiras e devido ao forte apoio dos adeptos
    Fonte: Ovarense Basquetebol

    Uma agradável surpresa tem sido a prestação da equipa de Aveiro, o Esgueira, que com um plantel bastante coeso, e também com um enorme apoio por parte dos seus adeptos, têm conseguido manter o seu 8.º lugar com um recorde de 7-12 (soma 4 derrotas consecutivas). Apesar de uma boa primeira volta, agora na segunda parte do campeonato, o Esgueira ainda têm de defrontar os principais candidatos ao titulo, Sporting CP e SL Benfica.

    Assim, a corrida ao título resume-se aos dois clubes da capital, SL Benfica e Sporting CP. Sporting CP tem mostrado querer mais o título e vir mais focado e preparado para tal feito, tendo na jornada anterior ganho o dérbi atrás de uma fabulosa prestação do seu base Travante Williams. No entanto, o SL Benfica costuma guardar o melhor para o fim e surpreender nos Playoffs. No meio disto tudo, não esquecer que o atual campeão ainda é a UD Oliveirense e que, para todos os efeitos, o vencedor da Taça Hugo dos Santos (Taça da Liga) foi, também a UD Oliveirense.

    Com a fase regular a chegar ao fim e a aproximação dos playoffs, a corrida começa assim a afunilar sendo que os três grandes candidatos começam a ser debatidos. Apesar de muita ânsia pelo grande dérbi na final, é preciso não esquecer os nomes e as equipas que têm posto o basquetebol português ao rubro até aqui.

     Foto de Capa: Federação Portuguesa de Basquetebol

    Revisto por: Jorge Neves

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Vicente Tigre Avelar
    Vicente Tigre Avelarhttp://www.bolanarede.pt
    Pratica desporto desde os cinco anos, idade em que começou a jogar Basquetebol. Jogou ao serviço da Associação Desportiva Ovarense durante 12 anos (nos quais três foi campeão distrital de Aveiro). É licenciado em Gestão (ensino em Inglês) pelo ISEG e estudante no Mestrado de Finance pela mesma instituição. Instituição pela qual ainda pratica Basquetebol, tendo conseguido chegar ao Top-8 Nacional em duas épocas consecutivas. É uma pessoa com uma paixão pela modalidade e com uma forte opinião sobre a mesma, sempre aberto a diferentes visões e novas experiências.                                                                                                                                                 O Vicente não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.