Benfica tricampeão. E agora?

    cab basquetebol nacional

    Falar do basquetebol masculino português neste momento é quase o mesmo que falar no Benfica. Os encarnados dominam a seu bel-prazer esta modalidade e, tal como nos últimos anos, não tiveram qualquer adversário à sua altura.

    Apenas duas derrotas durante os 30 jogos de toda a temporada e o tricampeonato (ganho frente ao Vitória de Guimarães por 3-0): é este o resumo de mais uma época das águias, que, desde o fim do Porto, nunca tiveram um adversário à altura num campeonato português, que vive nas ruas da amargura pela falta de interesse mediático que tem, assim como a falta de competitividade pelo título.

    Temos um Benfica que investe muito quando comparado com os restantes clubes e que, com isto, parte sempre como principal favorito para o titulo. Este panorama pode mudar um pouco na próxima temporada visto que o Porto voltará com o nome “Dragon Force”. Os azuis e brancos venceram este ano a Proliga (segundo escalão português) e contam com um plantel de muita qualidade, constituído na sua grande maioria por jovens jogadores portugueses e que é um projeto com muito futuro, comandado pelo ex-selecionador português, o espanhol Moncho Lopez.

    Moncho Lopez é muito reconhecido entre o mundo azul e branco Fonte: ASF
    Moncho Lopez é muito reconhecido entre o mundo azul e branco
    Fonte: ASF e FPB (cabeçalho)

    Mas será o próximo ano mais competitivo? A não ser que o investimento na equipa do Dragon Force seja avultado, não me parece. Nenhuma equipa tem neste momento qualidade para competir com o Benfica. Mas se as águias são fortes demais para o campeonato português, são fracas para a Europa. Tanto que não participam nas provas europeias desde a temporada 2010/2011, por não valer a pena o investimento feito. Apesar disso, Carlos Lisboa – treinador do Benfica – já veio dizer que pretende voltar na próxima temporada, por ser a única forma de os seus jogadores se desenvolverem.

    Depois de uma época em que o Benfica ganhou tudo o que havia a ganhar (Supertaça, Taça Hugo Santos, Taça de Portugal e Campeonato), será que consegue repetir o feito na próxima temporada? Ainda é muito cedo para se poder responder com certeza a esta pergunta, mas, se nada de estranho acontecer, quase posso dizer que sim.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rodrigo Fernandes
    Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
    O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.