Billy Donovan: Será a melhor escolha para técnico dos Chicago Bulls?

    Onde se encaixa então Billy Donovan com os jovens e talentos na cidade ventosa?

    Para isto temos de analisar quem estava no cargo antes de Donovan lá chegar. Têm por nome Jim Boylen e ficou conhecido entre os aficionados pelos motivos errados. Uma equipa que conta com o talento de Zach LaVine e Lauri Markken adicionando também o jovem Coby White, que segundo as palavras do próprio Lavine “(…) é um jogador com imensa qualidade e potencial, e se tivesse sido usado corretamente tenho a certeza que teria feito parte da primeira equipa de rookies e não da segunda.”

    Apesar de todo o jovem talento, Boylen não conseguiu trazer sucesso a esta equipa de Chicago. Com um recorde péssimo entre as duas épocas que treinou de 39-84, Boylen viu-se inserido em vários escândalos desde jogadores como LaVine a dizerem-lhe enquanto o jogo decorria que “eu tenho 40 pontos, o que vais dizer sobre isso? Treina”, a time-outs mal pedidos durante o jogo, Boylen há muito que se percebia não pertencer à dinâmica dos Bulls.

    Com um estilo de jogo muito da velha escola, muitos desentendimentos com os jogadores, por vezes a fazer o exato oposto de Billy Donovan e a não dar a palavra aos jogadores, a estadia de Boylen foi um fracasso. Com jogadores a recusarem-se a treinar após derrotas duras em jogos nas noites anteriores, estava claro que alguma mudança necessitava de ser feita para a equipa caminhar na direção certa.

    Assim, os Bulls rumam em frente e contratam Billy Donovan num contrato de quatro anos a 24 milhões de dólares. Depois de terem tido um treinador bastante antiquado, que “tratava os jogadores como se fossem miúdos do secundário”, eis que chega Billy Donovan, o treinador que tantas vezes foi criticado por dar demasiada liberdade a Westbrook.

    Pois penso que, depois de uma era um pouco oprimidos, com pouca fluidez de jogo e sem liberdade dentro de campo, aquilo que os jogadores dos Bulls mais necessitam é de um treinador que os ouça. Um treinador que “esprema” o melhor de cada um deles, que lhes dê liberdade dentro de campo e que os permita errar, mas mais importante, um treinador com experiência de gerir grandes egos.

    Depois de ter sido campeão da NCAA por duas vezes em 2006 e 2007, Donovan volta a ter ao seu dispor uma equipa bastante jovem e com muita margem de progressão. Nas suas palavras, aquilo que quer fazer de imediato é “(…) ver muitos jogos, ouvir os jogadores e como eles querem ser utilizados. Onde eles pensam ser mais eficazes e a partir daí construir na nossa forma de jogar”.

    Billy Donovan tem pela frente uma tarefa interessante, tem as peças e a filosofia para que tudo corra bem mas, no basquetebol, como na vida, nem sempre as coisas são assim tão lineares.

    Foto de Capa: Oklahoma City Thunder

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Vicente Tigre Avelar
    Vicente Tigre Avelarhttp://www.bolanarede.pt
    Pratica desporto desde os cinco anos, idade em que começou a jogar Basquetebol. Jogou ao serviço da Associação Desportiva Ovarense durante 12 anos (nos quais três foi campeão distrital de Aveiro). É licenciado em Gestão (ensino em Inglês) pelo ISEG e estudante no Mestrado de Finance pela mesma instituição. Instituição pela qual ainda pratica Basquetebol, tendo conseguido chegar ao Top-8 Nacional em duas épocas consecutivas. É uma pessoa com uma paixão pela modalidade e com uma forte opinião sobre a mesma, sempre aberto a diferentes visões e novas experiências.                                                                                                                                                 O Vicente não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.