Doc Rivers: O treinador das equipas cheias de talento, mas com muito pouco sucesso

    Na época seguinte, com uma lesão de Garnett, os Celtics são eliminados na segunda ronda, mas conseguiriam rapidamente recuperar o ritmo para a época de 2009/2010 em que, mais uma vez, carimbaram uma ida às finais da NBA.

    Até aqui nada de impressionante, com as mais valias todas à sua disposição, Rivers tinha chegado onde era esperado. Nas finais contra os Lakers, uma vez mais, os Celtics viram-se com uma liderança de 3-2, mas mais uma vez uma equipa liderada por Doc Rivers não iria conseguir dar conta do recado. Os Lakers fecharam a série em LA  e foram campeões em sete jogos.

    Na época de 2011, seria eliminado na segunda ronda, em cinco jogos, pelos Miami Heat de LeBron James e Dwayne Wade. E, na época de 2011/2012, Rivers consegue, apenas pela  terceira vez na sua carreira, chegar a uma final de conferência, frente aos Miami Heat. Final essa que também se viu a liderar por 3-2, com a hipótese de poder fechar a série em Boston mas, mais uma vez, essa liderança rapidamente foi retirada e foram os Miami Heat que carimbaram a ida à Final da NBA.

    Avançando para a temporada de 2013/2014, Doc Rivers vê-se como treinador dos Los Angeles Clippers, na altura liderados por Chris Paul e Blake Grifiin. Uma equipa bastante coesa e com muito potencial e margem de progressão, mas que também não conseguiu atingir os seus objetivos. Enquanto liderados por Blake Griffin, os Clippers nunca passaram da segunda ronda dos Playoffs.

    O mais perto que estiveram foi na temporada de 2014/2015, quando na segunda ronda dos Playoffs, a equipa orientada por Doc Rivers viu-se a liderar a série por 3-1, frente aos Houston Rockets de James Harden, mas já perceberam a onde quero chegar, certo? A equipa não conseguiu fechar a série, depois de ter tido algum sucesso na fase regular e foram eliminados em sete jogos.

    Doc Rivers treinou os Los Angeles Clippers por 7 épocas, nunca passando da segunda ronda dos Playoffs.
    Fonte: L.A Clippers

    Seguiram-se alguns anos de muitas lesões das suas superestrelas, e por conseguinte, algumas saídas na primeira ronda dos Playoffs. Na temporada de 2017/2018, depois de todas as superestrelas terem rumado numa direção diferente, Doc Rivers falhou os playoffs pela primeira vez em 10 épocas.

    Segue-se uma época algo sólida, em 2018/2019, com uma equipa com poucas referencias, mas capaz. Com o melhor reserva em Lou Williams e um bom 5 inicial, Doc Rivers e os Clippers chegam aos playoffs. Apesar de eliminados na primeira ronda, o adversário em questão eram os Golden State Warriors de Kevin Durant e Steph Curry. Apesar da qualidade do oponente, fizeram uma boa prestação, tendo obtido duas vitórias frente aos Warriors.

    E é assim que, mais uma vez, que chegamos a uma pré-época épica para Doc Rivers! Durante o verão, com algum custo, chega à equipa Kawhi Leonard, o então campeão da NBA e finals MVP e Paul George, múltiplas vezes All-Star. A equipa faria uma temporada algo atribulada e com pouca coesão ofensiva, mas a fazer os mínimos para se manter na corrida.

    Conseguiram terminar a temporada regular em 2º lugar na conferência Oeste, mas, apesar de tudo, os jogadores principais tinham feito poucos jogos todos juntos e pairava no ar alguma preocupação quanto à sua consistência. Poucos minutos das principais estrelas e prestações muito inconstantes foram a matriz de grande parte da época dos Clippers.

    Contudo, depois de uma vitória algo tremida sobre os Dallas Mavericks de Luka Doncic, eis que chegam a segunda ronda e enfrentam o terceiro posto da conferência, os Denver Nuggets. A série parecia bastante controlada, tendo inclusivamente os Clippers chegado à tal liderança de 3-1, mas do jogo cinco em diante, tudo foi por água a abaixo. Por duas vezes, a equipa perdeu o jogo depois de já levar uma vantagem de dois dígitos e acabou por ser eliminada em sete jogos, fazendo este talvez o maior fracasso da carreira de Doc Rivers.

    Assim, chegamos a 28 de Setembro de 2020, dia em que Doc Rivers anuncia a sua saída dos LA Clippers. Algo inesperado, mas percetível. Depois de uma época de altos e baixos, o técnico decide que o melhor é colocar o seu lugar a disposição.

    Qual não é o nosso espanto quando, logo no dia 1 de Outubro, a ESPN avança a noticia de que Doc Rivers será o próximo treinador de, nada mais nada menos, da equipa que mais aquém da expectativas tem ficado nos últimos tempos: os Philadelphia 76ers.

    Será esta a melhor escolha para Rivers? Conseguirá ele resolver o enigma do insucesso da equipa que tem as peças necessárias, mas simplesmente não as consegue potenciar? Ou estaremos a ver o “trailer” de mais épocas e épocas aquém das nossas expectativas para Rivers?

    Tudo questões que ficam no ar e, como habitual, teremos de esperar para ver o que irá resultar desta nova parceria.

     

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Vicente Tigre Avelar
    Vicente Tigre Avelarhttp://www.bolanarede.pt
    Pratica desporto desde os cinco anos, idade em que começou a jogar Basquetebol. Jogou ao serviço da Associação Desportiva Ovarense durante 12 anos (nos quais três foi campeão distrital de Aveiro). É licenciado em Gestão (ensino em Inglês) pelo ISEG e estudante no Mestrado de Finance pela mesma instituição. Instituição pela qual ainda pratica Basquetebol, tendo conseguido chegar ao Top-8 Nacional em duas épocas consecutivas. É uma pessoa com uma paixão pela modalidade e com uma forte opinião sobre a mesma, sempre aberto a diferentes visões e novas experiências.                                                                                                                                                 O Vicente não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.