Novamente o SL Benfica

    Como equilibrar a competição ?

    O registo histórico da Liga Portuguesa Basquetebol e dos respectivos Campeões Nacionais não deixa dúvidas à superioridade do SL Benfica.

    Época

    Campeão

    Resultado

    Finalista Vencido

    2016-17

    S.L. Benfica

    3-0

    F.C. Porto

    2015-16

    F.C. Porto   

    3-1

    S.L. Benfica

    2014-15

    S.L. Benfica

    3-0

    Vitória S. C.

    2013-14

    S.L. Benfica

    3-0

    Vitória S. C.

    2012-13

    S.L. Benfica

    3-1

    A.A.C.

    2011- 12

    S.L. Benfica

    3-2

    F.C. Porto

    2010-11

    F.C. Porto

    4-3

    S.L. Benfica

    2009-10

    S.L. Benfica

    4-1

    F.C. Porto

    2008-09

    S.L. Benfica

    4-0

    D. A  A.D. Ovarense

    Neste recente registo apenas  o SL Benfica  (7 títulos em 9 possíveis) e o F.C. Porto (2 conquistas) conseguiram ganhar. As finais mais emocionantes foram disputadas em 2011 e 2010. Nas  restantes  houve pouco equilíbrio final.

    Se recuarmos no tempo até à LIGA PROFISSIONAL teremos um registo bem diferente:

    Época

    Campeão

    Resultado

    Finalista Vencido

    2007-08

    A.D.Ovarense

    4-3

    F.C.Porto

    2006-07

    A.D.Ovarense

    3-2

    F.C.Porto

    2005-06

    A.D.Ovarense

    3-0

    Ginásio C.F.

    2004-05

    C.A.Queluz

    3-0

    A.D.Ovarense

    2003-04

     F.C.Porto

    3-1

    C.A. Queluz

    2002-03

    P.Telecom

    3-2

    U.D.Oliveirense

    2001-02

    P.Telecom

    3-0

    U.D.Oliveirense

    2000-01

    P.Telecom

    3-1

    U.D.Oliveirense

    1999-00

    A.D.Ovarense

    3-0

    F.C.Porto

    1998-99

    F.C.Porto

    3-1

    Illiabum

    1997-98

    Estrelas da Avenida

    3-2

    A.D.Ovarense

    1996-97

    F.C.Porto

    3-1

    U.D.Oliveirense

    1995-96

    F.C.Porto

    3-1

    S.L. Benfica

    Nas treze  épocas de Liga Profissional houve  mais equilíbrio e emoção nas Finais e tivemos cinco campeões diferentes. Curiosamente o SL Benfica nada ganhou neste período.

    Entre 1932 e 1995 os Campeonatos Nacionais estiveram novamente sobre o controle da FPB e os grandes dominadores foram o SL Benfica, Carnide, Sporting CP e FC Porto.

    O fosso entre equipas grandes e pequenas continua a ser grande. Com a formula actual a Liga vai morrer? Como equilibrar esta competição? Esta é a pergunta pela qual quem quer uma modalidade de referencia procura resposta.

    Dizia recentemente Adam Silver (Comissário da NBA) a propósito do domínio dos Warriors e Cavaliers.

    “Mais do que estarmos  preocupados com as equipas que lideram a liga, devemos estar mais focados nas restantes. O importante não é tentar saber como derrotar os campeões, o foco tem de estar em como desenvolver as restantes equipas e como trazer melhores jogadores para a Liga“.

    Basquetebol nacional
    O jogo que deu o título ao Estrelas da Avenida frente à Ovarense

    Com as necessárias cautelas e diferenças, temos um problema semelhante: domínio claro do SL Benfica e FC Porto.

    O sucesso do Benfica advém de uma melhor organização, boas condições de trabalho, melhor recrutamento a nível nacional e estrangeiro, e um orçamento superior.

    O FC Porto não tem jogadores MVP, nem dominadores de estatística. É uma equipa bem treinada, com responsabilidades  distribuídas e que vale pelo colectivo.

    Claramente temos de criar condições para termos melhores equipas na Liga. Também concordo que não adianta estarmos a focar a atenção no Benfica e Porto. A única forma de combater esta hegemonia é mesmo ter nas outras equipas também jogadores de boa qualidade.

    Falta faz mesmo o Sporting CP. A presença dos grandes dá notoriedade competitiva , chama publico e apoios. Com o novo Pavilhão o sonho não morre e com entradas directa ou pelo trabalho da formação, um dia vão regressar.

    O que não deixa dúvidas mesmo é que sem equilíbrio competitivo nunca poderemos ter audiências nem rentabilidade nas organizações.

    Foto de Capa: SL Benfica

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Mário Silva
    Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
    De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.