Testes de Fórmula 1: Será que a Mercedes está a jogar às escondidas?

    Mercedes – Uma flecha de prata com sacos de cimento em cima

    Fonte: Formula 1

    Para quem analisar os testes apenas pelos tempos de volta iria achar que a Mercedes tinha caído a pique comparado com o ano passado, sempre a meio da tabela, mesmo quando usam os pneus mais suaves não conseguem ir para o topo.

    Isso tem o nome de “sandbaggin”, e a Mercedes é a melhor nisso. Basicamente, não puxam pelos limites do carro e não mostram todo o seu potencial até ao momento decisivo na qualificação na Austrália, mas desta vez parece diferente.

    Segundo alguns especialistas, a Mercedes está com um problema na criação de “downforce” por culpa das novas regras das asas dianteiras. Eles tinham uma das asas mais complexas do ano de 2018 e, segundo esses especialistas, isto ajudava a compensar o facto de serem a equipa com menos “rake” do grid. Isto do “rake” é a diferença da altura da frente do carro para a traseira e foi popularizado pela Red Bull.

    Quanto mais “rake” um carro de Formula 1 tiver, mais downforce ele produz através do solo, e todas as equipas do grid adotaram este método, excepto uma, a Mercedes. E como o ar já não é tão bem gerido pela asa dianteira, nas curvas mais lentas, o carro fica mais instável, porque tem muito pouco “rake” para criar a “downforce” necessária para fazer a curva da melhor forma.

    Isto é algo que foi confirmado por nem mais nem menos que Valteri Bottas, mas o finlandês também garantiu que a equipa está a trabalhar este problema e que o irá resolver. Eu não acredito nem por um segundo que a Mercedes tenha deixado de repente de ser competitiva, eles ainda não mostraram a sua verdadeira velocidade, e se este problema existe, não duvido que os engenheiros inventam uma solução milagrosa para o resolver.

    Foto de Capa: Formula 1

    Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Luís Manuel Barros
    Luís Manuel Barros
    O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.